Nesta sexta-feira (17), a Escola Superior da Magistratura (Esma) encerra suas atividades acadêmicas e administrativas de 2021. Ao longo do ano, a instituição de ensino, que é o braço acadêmico do Tribunal de Justiça da Paraíba, promoveu inúmeros cursos e webinários destinados aos servidores e magistrados do Poder Judiciário estadual, além do Curso de Preparação à Magistratura (CPM) com Residência Judicial e lançou o calendário de eventos.

O expediente na Esma, nas unidades de João Pessoa e Campina Grande, retorna no dia 7 de janeiro, após o término do recesso forense do TJPB.

Conforme dados da Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma, a Escola disponibilizou, no período de fevereiro a dezembro, 17 cursos, totalizando 306 horas/aula, e ofertou 862 vagas. Desse total, 830 inscrições foram efetivadas, ou seja, mais de 96%, entre servidores e magistrados, que se inscreveram para os diversos cursos, todos em EaD.

Captura de tela da abertura do webinário da XVI Semana Nacional da Conciliação
Abertura do webinário da XVI Semana Nacional da Conciliação
Destaque para as seguintes formações: Enfrentamento à Violência Doméstica: o papel do Oficial de Justiça; Suprimentos de Fundos; Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0); o Juiz-Corregedor Permanente e a Fiscalização nas Serventias Extrajudiciais; Sistema PJe para Cartórios; Violência Doméstica e a aplicabilidade do Formulário Nacional de Avaliação de Risco e Gestão Judiciária.

A Esma promoveu, ainda, as capacitações sobre Tribunal do Júri, Internação em Hospital Psiquiátrico, Hospital de Custódia e tratamento psiquiátrico; Atendimento ao público com qualidade; Linguagem e Redação Jurídica; Gestão e sustentabilidade socioambiental; Introdução à Justiça Restaurativa; e Informática Básica, além de Técnicas Básicas de Conciliação e Mediação, que ocorrerá até maio de 2022.

Webinário sobre ‘Sistemas de Pesquisas Patrimoniais’
Em relação aos webinários, a instituição ofereceu 34 eventos com duas horas cada, o que correspondeu a quase 70 horas/aula. Ainda de acordo com os dados da Gerência, 1.706 inscrições foram realizadas para os diversos temas atuais. Os webinários foram: Novas Tecnologias no Judiciário, em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec); Os Oficiais de Justiça e as novas estratégias de trabalho em tempos de pandemia; Impacto da Pandemia na Jurisdição; Pandemia, uma realidade não esperada; e Racismo em Debate: Questões Raciais e Poder Judiciário.

Webinário discute ferramentas e procedimentos para uma melhor gestão cartorária
Outro webinário, agora em parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça, foi Repensando práticas judiciais: diálogos com Corregedoria e Esma. Também foram promovidos temas como Segurança Pessoal em Ambiente Virtual e Aspectos Protetivos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Uma análise da atual conjuntura.

Esma comemora 38 anos de fundação com palestra sobre a disseminação do saber jurídico
Ainda em 2021, a Esma desenvolveu outras ações, como as comemorações dos 38 anos de fundação da instituição, a especialização em Violência de Gênero e Diversidade Humana, o lançamento do novo layout do site, mais moderno e dinâmico, e do calendário mensal de atividades, além do retorno das aulas paralisadas do CPM 2020, por conta da Covid-19, e do início das aulas do CPM – Turma 2021.

Já para 2022, no mês de janeiro, a Esma vai lançar o edital de especialização em Direito Digital Aplicado, bem como dará continuidade aos cursos, webinários e outros eventos.

Por Marcus Vinícius

Escreva um comentário