livro
Desembargador Marcos Cavalcanti: obra histórica
O presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, lançou seu 36º livro na tarde dessa sexta-feira (17), no Centro Cultural São Francisco – Ladeira São Francisco, Centro de João Pessoa.  Dessa vez, como coautor da obra  ‘Governantes da Paraíba – Colônia, Império e República’, que é o resultado de uma longa pesquisa iniciada pelo jornalista Hélio Zenaide (falecido em 2017) e concluída pelo magistrado. O livro tem 453 páginas e leva o selo da Editora A União.

Numa solenidade prestigiada por desembargadores, juízes, secretários de Estado e personalidades do meio cultural, o lançamento contou com a presença do governador João Azevêdo, que assina a apresentação da obra; do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito; do prefeito Cícero Lucena, que representou os ex-governadores; e da filha do escritor Hélio Zenaide, Valéria Zenaide.

As viúvas dos ex-governadores José Maranhão e Tarcísio Burity; desembargadora Fátima Bezerra Maranhão e Glauce Burity, foram homenageadas com um exemplar do livro. Presente também a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação – EPC, Naná Garcez, que dirige a Editora A União, onde a obra foi revisada, editada e impressa.

livro
Presença dos chefes dos poderes Judiciário e Executivo
“Estou muito feliz porque é mais uma obra, a 36ª, desta vez, em parceria com o grande escritor e jornalista paraibano Hélio Zenaide, que deixou a obra iniciada  e me coube, a pedido da família, terminar este livro de fôlego que conta a história dos governadores da Paraíba. Pela primeira vez há um livro que se preocupou em contar a história dos chefes do Poder Executivo da Paraíba”, afirmou o desembargador Marcos Cavalcanti.

‘Governantes da Paraíba – Colônia, Império e República’, conta a trajetória de todos os governantes da Paraíba desde que o País era uma colônia de Portugal. Hélio Zenaide conviveu com muitos governadores, e retrata fatos e notas que só ele sabia ou pesquisou, desde os períodos Colonial, Imperial e Republicano, abordando temas políticos, econômicos, a guerra dos Tabajaras e Potiguaras, presidentes e interventores paraibanos. O restante da pesquisa foi  abraçado pelo desembargador Marcos Cavalcanti, que concluiu a obra.

livro
Com Valéria Zenaide: orgulho da obra lançada
O governador João Azevêdo destacou a importância do livro e o sentimento de satisfação do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), na concretização do projeto. “É extremamente importante para um povo quando ele tem a capacidade de contar sua própria história. Deixar registrado o que aconteceu na Paraíba ao longo de todos esses anos é fundamental não apenas para os pesquisadores, mas também para a população, que precisa conhecer a sua própria história”, afirmou.

A filha de Hélio Zenaide ressaltou a importância de ver a obra iniciada pelo pai concluída e lançada. “Para a gente que assistiu a tudo isso, desde os anos 80, 90, até agora, é uma emoção muito forte. Além de uma enorme gratidão que toma conta de toda a família em relação às parcerias do desembargador Marcos Cavalcanti e do Governo do Estado, na pessoa do governador João Azevêdo”, falou Valéria Zenaide.

Gecom/TJPB

livro
livro
livro
livro
livro
livro
livro
livro
livro
livro
livro
livro
livro
livro
livro
livro
livro
livro
livro
livro
livro
livro
lançamento
lançamento
lançamento
lançamento
lançamento
lançamento
lançamento
lançamento
lançamento
lançamento

Escreva um comentário