Integrantes do TJPB apresentaram "Sebastiana"
Integrantes do TJPB apresentaram “Sebastiana”
Com a exposição do sistema “Sebastiana”, Inteligência Artificial revolucionária de predição de movimentos, além de soluções inovadoras desenvolvidas em parceria com a Google para o Balcão Virtual e a Sala de Audiência, o Tribunal de Justiça da Paraíba marca sua participação, com estande de destaque, no 7º EXPOJUD –  Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça. O evento que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, teve início no dia 24/10 e se encerra nesta quinta-feira (26).

O desembargador Frederico Coutinho, que participa representando a Presidência do TJPB, disse ser uma satisfação estar no evento, juntamente com magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual. “Podemos perceber a importância do momento em que vivemos, no qual se busca sempre melhorias tecnológicas, objetivando a um maior avanço, na busca de proporcionar maior celeridade e aperfeiçoar o serviço público, em prol da cidadania”, pontuou.

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça, que também está no Congresso de Tecnologia e Inovações do Ecossistema de Justiça, Fábio Araújo, comentou ser o ambiente importante espaço de fomento e compartilhamento de soluções tecnológicas em favor do Poder Judiciário. “Aqui, tribunais e outras instituições apresentam soluções de TI para problemas que, não raras vezes, afligem a todos”, disse.

Estande do Tribunal de Justiça da Paraíba no Expojud
Estande do Tribunal de Justiça da Paraíba no Expojud
Ele salientou que o TJPB comparece para apresentar a Sebastiana e o protótipo da nova sala de audiências, os quais são produtos que buscam facilitar a  atuação do magistrado no dia a dia, além de aprimorar a prestação dos serviços jurisdicionais. “A inovação também é uma temática bastante visitada nas apresentações. Ela é pensada em função das pessoas, dos processos de trabalho e das tecnologias. Tudo de modo a tornar mais efetiva a jurisdição”, frisou o magistrado.

Por sua vez, a gerente de Pesquisa e Estratégia do TJ, Caroline Leal informou que no 7º EXPOJUD foram expostos mais de cem estandes, envolvendo os diversos segmentos de justiça do país. “Todos apresentando soluções inovadoras e compartilhando. Através desta conexão está sendo possível compartilhar esses conhecimentos, para que possamos encurtar o caminho da descoberta até a efetiva resolutividade do problema”, disse.

Integram a equipe do TJPB que está em Brasília o juiz auxiliar da Vice-Presidência, Ely Jorge Trindade, a juíza auxiliar da Corregedoria, Maria Aparecida Gadelha,o subcoordenador do Centro de Inovação do Tribunal e coordenador do Comitê Executivo de Proteção de Dados, juiz Jeremias Melo e integrantes da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJ.

Por Lila Santos

Escreva um comentário