-
Fórum da Comarca de Guarabira

Entre os meses de abril e maio deste ano, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Guarabira obteve o montante de R$ 846.109,24 em valores resultantes de acordos firmados por meios conciliatórios, o que equivale a 44,9% em conciliações envolvendo ações processuais e pré-processuais. Segundo os dados divulgados pela unidade judiciária, no período foram atendidas 737 pessoas e realizadas 167 audiências.

Os números resultam da totalização das atividades realizadas pelo Centro nas Comarcas de Guarabira e de Belém. Os Cejuscs integram o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba e intensificam a política dos métodos autocompositivos e da conciliação, como forma de resolver os conflitos judiciais.

O Cejusc de Guarabira atua embasado nos princípios que incluem a celeridade, a informalidade, a confidencialidade, a economicidade e autonomia. O Mediador Judicial Jesiel Rocha reforçou que o objetivo da unidade é utilizar os procedimentos resolutivos, procurando sempre o bem-estar e a segurança jurídica e o respeito daquilo que se busca com a chancela da tutela jurisdicional.

O mediador, ainda, observou que o Cejusc de Guarabira continua sua trajetória instigando a paz. “A mediação é um momento ímpar para que as partes, caso desejem, escrevam sua própria sentença. Continuaremos ativos em busca da pacificação social. Também, gostaria de agradecer aos mediadores Shirleandro Pacheco e Sayonara Medeiros, que abraçam objetivamente a utilização dos procedimentos resolutivos, em busca sempre do bem-estar, da segurança jurídica e de uma prestação jurisdicional eficaz,” pontuou.

Por Maria Luiza Bittencourt (estagiária)

Escreva um comentário