Foto da reunião do Programa Visit
Melhorias do Programa Visit foram apresentadas durante reunião
Um conjunto de melhorias desenvolvido no software de controle de acesso ‘Visit’ foi apresentado durante um encontro de trabalho, na manhã desta terça-feira (6), no Anexo Administrativo do Tribunal de Justiça da Paraíba. O objetivo do aperfeiçoamento é aumentar o nível de segurança nos fóruns e nas unidades administrativas do Poder Judiciário estadual. A reunião foi coordenada pela gestora do Projeto Acesso Seguro e juíza auxiliar da Presidência do TJPB, Michelini Jatobá.

“Essas novas funcionalidades são relacionadas à sistematização de funções que antes ocorriam de forma manual, além de inserir outras tecnologias para melhorar o controle de acesso de visitantes aos prédios do Poder Judiciário”, comentou a magistrada. Também participaram do encontro o gerente de Sistemas da Diretoria de Tecnologia do Tribunal, Júlio de Medeiros; a representante da empresa Minsait, que desenvolve o software, Bartira Machado; e coordenador do Projeto Acesso Seguro, Jardel Rufino.

Segundo Júlio de Medeiros, em uma primeira reunião foi feita uma coleta de requisitos e, nesta terça-feira, foram apresentados os protótipos, para que sejam aprovados pela gestão do Projeto Acesso Seguro. “O grande objetivo dessa nova versão é aumentar a segurança nas dependências do Tribunal de Justiça. Vamos ter alguns mecanismos, justamente, para ter um maior controle de pessoas”, comentou.

Bartira Machado disse que, com base nas informações do último encontro, foram definidas as necessidades e as melhorias que precisam ser aplicadas nas funcionalidades da ferramenta. “Fizemos uma proposta de solução para sanar eventuais problemas. Essa proposta foi apresentada agora, e, sendo aprovada, vamos dar início ao desenvolvimento do aperfeiçoamento do software”, adiantou. Bartira acrescentou que “na sequência será divulgado um cronograma de homologação, testes e entregas do pacote de inovações”.

O coordenador do Projeto Acesso Seguro disse que a equipe está trabalhando para que o sistema de controle de acesso possa subsidiar o processo decisório na implementação de ações direcionadas à segurança nas unidades judiciárias onde o ‘Visit’ foi instalado. “A intenção é tornar mais célere e eficaz a gestão do acesso às informações. Esse upgrade trará novos recursos aos operadores do sistema, utilizaremos ferramentas como o Business Intelligence (BI), para transformar esses dados em informações úteis”, comentou Jardel Rufino.

O programa ‘Visit’ envolve procedimentos para o ingresso e permanência de pessoas nas dependências do Judiciário paraibano. A ferramenta é o aperfeiçoamento no sistema de controle do Acesso Seguro, também desenvolvido pelo TJPB e está integrada ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP 2.0), permitindo a identificação de pessoas que tenham contra si um mandado de prisão expedido em aberto, durante o cadastramento dos visitantes ao tentar entrar nos prédios públicos. O Acesso Seguro é uma das iniciativas da Comissão Permanente de Segurança do Poder Judiciário estadual, presidida pelo desembargador Joás de Brito Pereira Filho.

O Acesso Seguro integra o Planejamento Estratégico do TJPB e tem por referência a Resolução nº 435/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário, e a Resolução nº 11/2017 do TJPB, a qual estabelece normas de segurança para ingresso e permanência de pessoas nas dependências dos prédios do Poder Judiciário estadual, seguindo procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachás de identificação para usuários.

Por Fernando Patriota

Escreva um comentário