Equipe do TJPB que participou da capacitação do CNJ
Equipe do TJPB que participou da capacitação do CNJ
Integrantes do Tribunal de Justiça da Paraíba, que fazem parte do Serviço de Atendimento à Pessoa Custodiada – APEC, estão participando de capacitação virtual promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do programa Fazendo Justiça, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além do apoio do Ministério da Justiça, Segurança Pública e o Escritório das Nações sobre Drogas e Crime nas ações sobre audiências de custódia. O evento, transmitido pela plataforma Cisco Webex, teve início nesta terça-feira (2) e segue até a sexta-feira.

O objetivo é a qualificação das equipes APEC, com ênfase na capacidade de identificação de informações sobre as condições pessoais e sociais das pessoas apresentadas na audiência de custódia. A formação digital tem enfoque, também, no fortalecimento da articulação com as redes de proteção social, nas metodologias de atendimento e referenciamento e boas práticas em todo o país.

Participam a assistente Social, Cízia Romeu, o psicólogo, Alisson Paulo, a assessora técnica do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Estado da Paraíba – GMF/PB, Rita de Cássia e a coordenadora estadual do Programa Fazendo Justiça CNJ /PNUD, Thabada Louise.

A programação conta com painelistas integrantes da magistratura, especialistas e pessoas gestoras de todas as regiões do país, que compartilham caminhos possíveis para o aprimoramento das audiências de custódia, conforme informou Thabada Louise.

“A qualificação dos serviços oferecidos na porta de entrada do sistema prisional é essencial no apoio à pessoa custodiada com a promoção de ações de cuidado, cidadania e inclusão social”, pontuou a coordenadora estadual do Programa Fazendo Justiça.

Por Lila Santos

Escreva um comentário