Inauguração da sala dos Oficiais de Justiça
Inauguração da sala dos Oficiais de Justiça
Uma das categorias mais importantes do Poder Judiciário brasileiro é a classe dos oficiais de Justiça. Nacionalmente, esse funcionário público é lembrado todo Dia 25 de Março, por suas relevantes atividades voltadas à sociedade e ao bom andamento dos processos judiciais. A Presidência do Tribunal de Justiça sabe da importância desses profissionais e tem demonstrado, na prática, a valorização que eles e elas merecem, além de manter um canal aberto de comunicação com as instituições representativas dos oficiais, por meio de seu Sindicato e associações.

Em novembro do ano passado o Tribunal de Justiça inaugurou novas instalações da Central de Mandados da Capital, Sala dos Oficiais de Justiça, Sala do Plantão Judiciário e do Atendimento

Novas instalações na Central Mandados do Fórum Cível da Capital
Novas instalações na Central de Mandados do Fórum Cível da Capital
Virtual a Distância, no Fórum Cível da Comarca de João Pessoa “Desembargador Mário Moacyr Porto”. A solenidade de instalação dos novos equipamentos contou com a presença do Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. Naquela oportunidade, o magistrado disse: “os oficiais de Justiça estão na primeira trincheira de luta e trabalho do Judiciário, para podermos bem servir à sociedade”.

Por sua vez, o diretor do Fórum “Desembargador Mário Moacyr Porto, juiz José Herbert Lisboa, informou que a Central de Mandados é vinculada, funcionalmente, à Direção do Fórum, com polarização e atendimento em mais de 80 unidades judiciárias, entre varas cíveis, criminais, fazendárias, de Família e juizados especiais. “Todos os ambientes são dotados de equipamentos e instalações modernas, que permitem aos oficiais de Justiça desenvolver suas funções, cumprimentos dos mandados e ordens judiciais”, destacou.

Central Mandados no Fórum Affonso Campos
Central de Mandados no Fórum Affonso Campos
Os oficiais de Justiça que trabalham na segunda maior Comarca do Estado, Campina Grande, também estão sendo beneficiados com as ações do TJPB. De acordo com o diretor do Fórum “Afonso Campos”, Vandemberg de Freitas Rocha, foi feito um trabalho de ampliação e reforma da Sala dos Oficiais, localizada no andar térreo do fórum. “Com as obras, o ambiente está bem maior, onde se encontram instalados mais equipamentos de informática. Com o novo projeto, a sala passou a ser interligada à Central de Mandados, com o propósito de melhorar, ainda mais a sintonia, o cumprimento das ordens judiciais”, disse o magistrado, que também é integrante da Turma Recursal de Campina.

Sindicato – Conforme o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba (Sindojus-PB), Joselito Bandeira Vicente, o oficial de Justiça é o servidor do Judiciário que tem o contato mais próximo com as partes e testemunhas, “pois somos nós que realizamos as diligências até os cenários onde ocorrem os conflitos sociais, que demandam a prestação jurisdicional”. Para ele, o oficial de Justiça é o elo entre o Judiciário e a sociedade, quase sempre é o primeiro servidor a ter esse contato com as partes e testemunhas.

Joselito Bandeira, Presidente do SINDOJUS
Joselito Bandeira, Presidente do SINDOJUS
“Na garantia dos direitos da mulher, seja nas ações de varas de Família, seja nas varas de Violência Doméstica, o oficial de Justiça desemprenha um papel crucial, pois, ao serem concedidas as medidas protetivas, somos nós quem tornamos concreta a decisão judicial”, pontuou o presidente do Sindicato.

Joselito Bandeira destacou que o Sindojus-PB vem mantendo uma relação institucional amigável com o Poder Judiciário estadual e baseada no diálogo e na diplomacia. “O Desembargador Saulo Benevides age como um gestor humano e democrático e que abre as portas para o diálogo, contudo é imperativo destacar que isso não quer dizer que haja subordinação ou submissão, pelo contrário, o que se estabeleceu com a nova Gestão do Tribunal foi o diálogo respeitoso, mas dentro do campo totalmente institucional”, avaliou.

Por Fernando Patriota

Escreva um comentário