Nesta sexta-feira (17), a Escola Superior da Magistratura (Esma) encerra suas atividades acadêmicas e administrativas de 2021. Ao longo do ano, a instituição de ensino, que é o braço acadêmico do Tribunal de Justiça da Paraíba, promoveu inúmeros cursos e webinários destinados aos servidores e magistrados do Poder Judiciário estadual, além do Curso de Preparação à Magistratura (CPM) com Residência Judicial e lançou o calendário de eventos.
O expediente na Esma, nas unidades de João Pessoa e Campina Grande, retorna no dia 7 de janeiro, após o término do recesso forense do TJPB.
Conforme dados da Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma, a Escola disponibilizou, no período de fevereiro a dezembro, 17 cursos, totalizando 306 horas/aula, e ofertou 862 vagas. Desse total, 830 inscrições foram efetivadas, ou seja, mais de 96%, entre servidores e magistrados, que se inscreveram para os diversos cursos, todos em EaD.
A Esma promoveu, ainda, as capacitações sobre Tribunal do Júri, Internação em Hospital Psiquiátrico, Hospital de Custódia e tratamento psiquiátrico; Atendimento ao público com qualidade; Linguagem e Redação Jurídica; Gestão e sustentabilidade socioambiental; Introdução à Justiça Restaurativa; e Informática Básica, além de Técnicas Básicas de Conciliação e Mediação, que ocorrerá até maio de 2022.
Já para 2022, no mês de janeiro, a Esma vai lançar o edital de especialização em Direito Digital Aplicado, bem como dará continuidade aos cursos, webinários e outros eventos.
Por Marcus Vinícius