Iniciam, nesta quarta-feira (13), as aulas do Curso de Preparação à Magistratura (CPM) com Residência Judicial, Turma 2021, e da Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização em ‘Violência de Gênero e Diversidade Humana’. As formações, que ocorrerão na modalidade de ensino a distância, são promovidas pela Escola Superior da Magistratura (Esma).
As aulas do CPM serão divididas em duas fases: Estudos Preparatórios Profissionalizantes – Residência 1 (R1) e Prática Jurisdicional Tutelada – Residência 2 (R2). O CPM é caracterizado pela formação teórica e prática em ambiente forense/remoto, buscando o aperfeiçoamento profissional na atividade judicante, com vistas a proporcionar, além da formação acadêmica, as seguintes experiências: pesquisas jurídicas atinentes aos processos judiciais em tramitação; e elaboração de minutas completas de despachos, decisões e sentenças; entre outros.
Já a especialização em ‘Violência de Gênero e Diversidade Humana’ será composta de 12 módulos: ambientação; diversidade, gênero e Direitos Humanos; gênero e interseccionalidades; violência de gênero e legislação; metodologia de pesquisa científica e de projeto de intervenção social; violência contra o público infantojuvenil numa perspectiva de gênero; Feminicídio e Tribunal do Júri; gênero, Direito e sistema de Justiça; violência de gênero, políticas públicas e enfrentamento; docência do ensino superior; seminário temático; e trabalho de conclusão de curso.
Por Marcus Vinícius