A praticidade é um dos principais motivos de eu preferir cabides à nichos.

 

Uma das coisas que eu menos gosto na organização de um closet, ou guarda-roupa é quando chegamos na dobra de roupas.  Não que ela não seja importante, pelo contrário, as dobras vão facilitar a localização das peças sem que a gente tenha que mergulhar em uma pilha de roupas para encontrar uma camisa, desaparecida, em meio a tanta bagunça.

Porém, o processo pode ser cansativo principalmente se o guarda-roupa for de uma pessoa consumista com peças de roupa a perder de vista. Assim como, quando não contamos com uma pessoa que passe ou recolha as roupas depois de lavadas e já as deixem dobradinhas. Criar o hábito da dobra de roupas pode ser demorado e chato para muitas pessoas, como é para mim (apesar de adorar ver tudo dobradinho).

Portanto, quando pensar no seu guarda-roupa avalie essas questões: imagine as roupas que você tem, se o espaço vai permitir visualizar tudo depois que estiverem em seus espaços, sem destruir a organização criada ao puxar uma camisa empilhada, por exemplo, e se a manutenção será um processo tranquilo para você.

Muitos guarda-roupas e closets contam com o nicho, um espaço muitas vezes alto e profundo que não favorece a organização.  Imagine ter que tirar uma peça no meio do nicho, a pilha de roupa pode desmoronar e outras serem esquecidas, já que você não consegue visualizar o que está atrás da pilha de roupa.

Nas gavetas o processo é o mesmo: as dobras precisam favorecer a visualização de todas as peças. Portanto, podemos organizar as gavetas em colméias, estruturadas como se estivessem em colméias e em efeito dominó. Assim será possível ter acesso às roupas com facilidades e não esquecer do que você tem, já que consegue ver tudo.

Mas voltando aos cabides

Na organização do guarda-roupa de Matheus, meu filho, eu optei pelo uso de cabides. Dessa forma eu conseguiria visualizar as roupinhas dele e no dia a dia não “perderia tempo” dobrando as roupas. E tempo é um bem preciso para quem cuida de um recém nascido.

A minha escolha foi pelo cabide de acrílico infantil. Gosto muito dos cabides de veludo, porém eles são mais estruturados e não permitem que a roupa escorregue com facilidade. Algo que seria ruim na correria para trocar a roupa do bebê.

Esses cabides permitem que a roupa saia com facilidade, mas o ponto negativo foi o gancho que não é giratório. Então, durante a organização é preciso ter atenção na hora de colocar a roupa, para posicioná-la na direção correta.

Além disso, o uso do cabide favorece a manutenção da roupa, deixando ela passada, sem o amassado que a dobra pode levar, dependendo do tecido.

Portanto, no guarda-roupa de Matheus valorizamos os cabides para as roupas do dia a dia e nas gavetas as roupas mais arrumadinhas para sair ou de tamanhos maiores que serão usadas quando ele crescer mais.

Já os nichos foram pensados para guardar malas, mochilas, roupas de cama e banho e brinquedos. Até aqui, a funcionalidade tem prevalecido e colaborado com a organização.

Tipos de cabides

Para encerrar essa postagem, vou deixar aqui algumas dicas de como utilizar melhor os cabides. Sim! Existem vários tipos de cabides, com funções de uso diferentes.

Observe a foto, tente adivinhar para que tipo de roupa cada cabide serve e confira na descrição se você acertou.

1. Casacos, blazers e camisas

2. Ternos

3. Tailleurs

4. Calças, saias e vestidos tomara que caia

5. Calças

6. Calças, lenços e gravatas

7. Indicado para gravatas e cintos. Porém não curto muito.

8. Lenços pequenos.

9. Para gravatas e cintos.

10. Blusas ou vestidos de alça.

11. Blusas de tecido fino e camisas.

#vaiorganiza #organizacao #organiza #organizadores #organizer #cabides #tiposdecabide #cabidedeacrilico #closet #planejamento #metas #foco #casa #bemestar #lardocelar #meucantinho

 

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

1 Comentário

Escreva um comentário