Dicas de uma personal organizer e mãe de dois

Foto: http://Imagem de <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/criancas-em-sala-de-aula-tendo-aula-de-ingles_26326238.htm#query=rotina%20escolar&position=0&from_view=search&track=ais”>Freepik</a>

As aulas já começaram e você ainda não conseguiu estabelecer uma rotina de estudos com o seu filho? Então esse post é para você, porque aqui vou listar algumas dicas que podem ser inseridas no dia a dia do seu filho e ajuda-lo a desenvolver melhor as habilidades no âmbito escolar e também em vários aspectos da vida.

Sabemos que a vida escolar, somada a rotina de trabalho dos pais é bastante agitada tendo algumas crianças diversas atividades ao longo do dia, com atividades extracurriculares. Por isso é fundamental estabelecer uma rotina organizada e bem estruturada para que ela possa se desenvolver de forma saudável e alcançar o seu melhor desenvolvimento acadêmico. Então anote aí as dicas a seguir:

1- Crie um cronograma semanal – reserve um tempinho para planejar a semana da sua criança, listando todas as atividades escolares, como aulas regulares, extracurriculares, horários de estudos, tempo livre e até mesmo horários de descanso. Ter essas informações de forma visível, seja em uma agenda, mural ou planner, vai ajudar você e seu filho a lembrar das tarefas e compromissos diários. Procure ajustar essa visualização de acordo com a idade ou desenvolvimento da criança, com uso da escrita ou por meio de desenhos de forma lúdica.

2- Estabeleça horários fixos – para um melhor desempenho da criança e de qualquer pessoa é importante manter 4 hábitos básicos: sono, alimentação, higiene e ordem. Portanto defina bem os horários de descanso da criança, estabeleça a rotina alimentar, mantenha a criança sempre limpa após as brincadeiras, mantendo assim a higiene pessoal em dia e oriente sobre a importancia da organização, incentivando a criança a organizar seu espaço. Isso ajudará a criar um senso de disciplina e estrutura na vida da criança, contribuindo para um melhor desempenho educacional e emocional.

3- Crie um espaço de estudo adequado – para isso não é necessário uma sala de estudos ou uma escrivaninha personalizada para a criança, basta um ambiente limpo, organizado, livre de distrações e com todos os materiais que ela vai precisar para executar a tarefa.

4- Estabeleça metas alcançáveis – ajude a criança a estabelecer metas que contribuam para o seu desenvolvimento acadêmico, como por exemplo, na conclusão de tarefas dentro do prazo, melhorias em determinada disciplina ou conquistas de notas específicas. Acompanhe o progressos e celebre as conquistas juntamente com ele.

5- Ensine a importância da organização – além de auxiliar a criança na organização, explique para ela a importância desse hábito em todos os aspectos da vida, contribuindo para o seu crescimento, desenvolvimento e sucesso tanto na vida escolar como em outras áreas. Um exemplo prático daqui de casa é incentivar meu filho a organizar os brinquedos após usá-los. Cada coisa tem o seu lugar determinando e quando ele precisa de algo, sabe onde buscar. Quando não encontra eu explico que se ele tivesse sido organizado, o brinquedo estaria no local certo e a gente não ia perder tempo procurando. Com três anos, ele já entende a importância da organização e resta a mim manter essa prática até virar um hábito natural na vida dele.

Lembre-se que cada criança é única e que é importante adaptar essas dicas de acordo com a realidade de cada família. Uma rotina escolar organizada traz benefícios e pode ajudar a criança a se desenvolver de forma equilibrada , alcançando todo o seu potencial. Até a próxima! Se você gostou desse conteúdo compartilhe!

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário