Olá meus desordeiros!!!

Hoje vamos falar sobre organização da Mala de Maternidade. Um item tão importante que precisa ser pensado com antecedência, afinal, a chegada do bebê pode acontecer de forma inesperada.

Mas afinal, o que levar para o bebê? E para a mamãe e o acompanhante? Quantos kits são necessários?

Olha, são muitas dúvidas, mas eu vou te ajudar nessa tarefa e para isso pesquisei, ouvi outras mães e a consultora materno infantil Thaíse Ribeiro que me ajudaram bastante.

PRIMEIRO PASSO

Para começar, o ideal é que a mala da maternidade esteja pronta na 32° semana de gestação. Isso mesmo que você leu, na 32° semana!

Essa organização vai trazer maior tranquilidade, caso o bebê chegue antes do previsto. Evitando correria e estresses num momento tão delicado para a família.

A MONTAGEM DA MALA

É preciso lembrar que a montagem da mala da maternidade não é feita apenas pensando no bebê, mas também na mamãe e no acompanhante.

MALA DA MAMÃE

Para a mala da mamãe o ideal seria levar de 4 a 6 kits com camisolas de amamentação, chinelo para o banho, sutiãs de amamentação e calcinhas confortáveis. Eu digo seria o ideal em tempos normais, porém estamos em meio a uma pandemia e a maioria das maternidades tem dado alta a seus pacientes em 24h.

Por isso, neste período de dois a três kits seriam suficientes. Vale lembrar, que além das roupas a mamãe também não pode esquecer dos produtos de higiene, entre eles shampoo, condicionador, sabonete, escova de dente, maquiagem, absorvente noturno ou pós parto, além de uma roupa e calçado confortável para sair da maternidade. Ah! Você também pode levar uma almofada de amamentação e uma sacolinha para separar as roupas sujas.  

MALA DO ACOMPANHANTE

O acompanhante pode levar 2 ou 3 trocas de roupa, assim os itens de higiene pessoal, chinelo ou um sapato confortável e lanches. Algumas maternidades não oferecem refeição para o acompanhante.

MALA DO BEBÊ

Finalmente chegamos aos itens do bebê.

Assim como para a mamãe a recomendação é de 4 a 6 kits, para o bebê seria da mesma forma, porém no contexto que estamos vivendo 2 kits e duas peças avulsas são suficientes. Mas se vc mora distante do hospital leve 4 kits, principalmente se a sua gestação for de risco. 

Mas Vanessa e o que tem em um kit do bebê?

Vou dizer agora!

Em um kit você vai incluir um macacão ou um mijão e um casaquinho, 1 body, 1 par de meias, 1 par de luvas, 2 fraldas de ombro e dois paninhos de boca, 1 touca e 1 manta.

Se achar necessário pode incluir 2 peças avulsas de roupinhas e ainda um cueiro e uma toalha em cada kit. Além do lençol para o bercinho da maternidade e aqueles rolinhos de segurança, que também são opcionais.

A mala do bebê deve conter ainda um pacote de fralda RN e por segurança levar 4 fraldas P, escova de cabelo, pomada para assaduras, sacolinha para roupa sujas e se preferir leve o sabonete do seu bebê, com ph neutro.  

De um modo geral, essas são as dicas que deixo para as futuras mamães e só mais uma coisa: não esqueça de levar os documentos pessoais, últimos exames e a carteirinha do pré natal.

Abaixo tem um vídeo bem legal mostrando na prática essa organização. Clica e confere!

Até a próxima meus desordeiros!

https://www.instagram.com/tv/CC9nAi7J4_J/?igshid=twxm40hs8s8y

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário