Desapegar de brinquedos em excesso pode ser saudável para seu filho

Foto: pixabay
Foto: pixabay

Foi se o tempo que ter uma boneca, um carrinho ou uma bola eram suficientes para nossas crianças se divertirem. Com a enorme exposição a publicidade infantil, o desejo de consumo faz com que a criança e, muitas vezes, os próprios pais comprem tantos brinquedos que ela nem dá conta de utilizar tudo o que tem. A grande quantidade de brinquedos pode, inclusive, comprometer a criatividade e a concentração da criança na hora da brincadeira, pelo menos é o que sugeri uma pesquisa realizada com 36 crianças nos Estados Unidos.

Na pesquisa, as crianças foram divididas em dois grupos, sendo que um grupo recebeu apenas quatro brinquedos e o outro, 16 tipos de brinquedos. O grupo com menor número de brinquedos foi muito mais criativo em suas brincadeiras. As crianças se divertiram com cada brinquedo pelo dobro do tempo e tiveram mais facilidade para criar diferentes variações de seus jogos.

Foto: pixabay
Foto: pixabay

Segundo a pesquisa, durante a infância as crianças desenvolvem, mas ainda não dominam, níveis mais altos de controle sobre a atenção. Portanto, a abundância de brinquedos pode criar esta distração. Quando o ambiente possui menos brinquedos, as crianças se divertem por longos períodos com um único brinquedo, o que lhes permite, segundo a pesquisa, ter um maior foco para explorar e exercitar a criatividade.

Por onde começar?

Diante desta constatação, de que brinquedo em excesso pode atrapalhar mais que ajudar na hora da diversão, o primeiro passo seria fazer uma triagem do que a criança brinca, do que não brinca mais. Se a criança já consegue se comunicar e entender o que os pais falam, ela pode e deve participar dessa etapa separando o que usa e do que pode ir para doação. Essa etapa deve ser cuidadosa e feita com muito carinho e paciência para que a criança não se desfaça de algo por impulso e venha a se arrepender.

Revezamento

Caso a criança já tenha muitos brinquedos, vale fazer um revezamento entre eles, dessa forma, eles serão melhor aproveitados.

O que não é visto não é lembrado

Procure organizar os brinquedos de forma que a criança tenha acesso a eles e consiga visualizar tudo. É importante que cada item possa ser localizado com facilidade.

Cada coisa na sua casinha

Identifique e informe a criança o lugar de cada coisa, assim fica mais fácil na hora de procurar e devolver o item para o lugar onde deve ser guardado.

Incentive a organização

Ao final de cada brincadeira, procure incentivar a criança a guardar o jogos e brinquedos. Ela já vai saber o local de cada coisa, então fica fácil organizar e devolver cada coisa para o seu devido lugar.

Outras dicas você poderá encontrar nesta postagem: https://blog.portalt5.com.br/vaiorganiza/?s=brinquedos

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário