O Portal institucional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou reportagem produzida pela Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba sobre a programação da XIV Semana Nacional da Conciliação no Estado, que acontece até sexta-feira (8). O Poder Judiciário estadual inseriu 2.784 processos na pauta. Participam 36 unidades judiciárias de 23 comarcas.
A abertura do evento ocorreu na tarde dessa terça-feira (5) no Fórum Regional de Mangabeira Desembargador Flóscolo da Nóbrega, ocasião em que foi inaugurada a Brinquedoteca da unidade. Os trabalhos da Semana foram organizados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) espalhados pelo Estado.
O diretor do Nupemec, desembargador Leandro dos Santos, ressaltou que a Semana já faz parte do calendário anual dos tribunais, para dar ênfase a conciliação em todo o país, cumprindo, também, metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Juízes, servidores, todos estão engajados com essas pautas, para movimentar processos a partir da conciliação como mecanismo principal da solução dos conflitos. Será uma semana extremamente produtiva em que mostraremos mais esta porta do Judiciário para solucionar as demandas”, disse. A pauta do esforço concentrado possui ações que versam sobre matérias de Juizados Cíveis, Criminais e das Relações de Consumo, além de causas cíveis, a exemplo de direito de vizinhança e acidente de veículo, e Direito de Família, como pedidos de separação e guarda de filhos.
Confira a matéria, na íntegra, no portal do CNJ, clicando na palavra conciliação.