Numa solenidade prestigiada por desembargadores, juízes, secretários de Estado e personalidades do meio cultural, o lançamento contou com a presença do governador João Azevêdo, que assina a apresentação da obra; do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito; do prefeito Cícero Lucena, que representou os ex-governadores; e da filha do escritor Hélio Zenaide, Valéria Zenaide.
As viúvas dos ex-governadores José Maranhão e Tarcísio Burity; desembargadora Fátima Bezerra Maranhão e Glauce Burity, foram homenageadas com um exemplar do livro. Presente também a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação – EPC, Naná Garcez, que dirige a Editora A União, onde a obra foi revisada, editada e impressa.
‘Governantes da Paraíba – Colônia, Império e República’, conta a trajetória de todos os governantes da Paraíba desde que o País era uma colônia de Portugal. Hélio Zenaide conviveu com muitos governadores, e retrata fatos e notas que só ele sabia ou pesquisou, desde os períodos Colonial, Imperial e Republicano, abordando temas políticos, econômicos, a guerra dos Tabajaras e Potiguaras, presidentes e interventores paraibanos. O restante da pesquisa foi abraçado pelo desembargador Marcos Cavalcanti, que concluiu a obra.
A filha de Hélio Zenaide ressaltou a importância de ver a obra iniciada pelo pai concluída e lançada. “Para a gente que assistiu a tudo isso, desde os anos 80, 90, até agora, é uma emoção muito forte. Além de uma enorme gratidão que toma conta de toda a família em relação às parcerias do desembargador Marcos Cavalcanti e do Governo do Estado, na pessoa do governador João Azevêdo”, falou Valéria Zenaide.
Gecom/TJPB