Ao falar para o público discente, o corregedor-geral de Justiça da Paraíba e presidente da Ceja, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, convidou os estudantes à escrita com emoção. “Deixem o coração falar. Lembrem e reconheçam que é importante ser feliz, mas, também é importante dar ao próximo a oportunidade de ser feliz”, afirmou.
O lançamento de mais uma edição do concurso faz parte das atividades alusivas à Semana Estadual da Adoção e ao Dia Nacional da Adoção (25 de maio). No período, o Judiciário busca reforçar a discussão sobre a causa, incentivar as adoções e conferir atenção especial aos processos relacionados à matéria.
As diretrizes do concurso foram explicadas pela juíza corregedora Aparecida Gadelha, que também esclareceu aspectos sobre o funcionamento da CGJ e da Ceja, refletiu com os alunos sobre as adoções tardias e fez sugestões de livros e filmes que abordam o tema para subsidiar a escrita. “Precisamos enxergar e falar sobre adolescentes e crianças que precisam de uma família. Vocês são multiplicadores do estímulo à adoção”, reforçou a magistrada.
Aluna do 9º ano, Caroline Gomes Nascimento considerou o concurso uma iniciativa importante. “Muitas crianças e jovens precisam de uma família, de um lar onde se encaixar. Precisamos discutir isso, porque as pessoas precisam entender o sentido da adoção, que é carinho compartilhado”, disse.
A adoção é um ato legal de tornar filho ou filha alguém que foi concebido por outra pessoa, dando à criança ou ao adolescente adotado uma chance de se viver melhor. E, como bem cantou o coral da escola que abraçou a ideia de participar do concurso, “é preciso saber viver”.
Concurso – As escolas terão de 23 de maio até 16 de outubro para se inscrever e participar do concurso. Podem participar alunos do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os textos podem ser dissertativos, narrativos, descritivos u em forma de poesia, desde que inéditos, coerentes e sem fuga do tema. O edital será publicado esta semana.
Por Gabriela Parente