Comandada pelo juiz-corregedor Ely Jorge Trindade, a equipe da CGJ responsável pela correição na seara extrajudicial na Comarca de Campina Grande, fiscalizou, na manhã desta quinta-feira (11), os trabalhos realizados no Cartório de Registro Civil e de Notas do Distrito de Santa Terezinha. O corregedor-geral de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, também esteve presente. Pela tarde, as atividades correcionais ocorreram no 4º Serviço Notarial Fechine (Tabelionato de Notas) de Campina Grande.
A equipe registrou e investigou aspectos diversos do funcionamento da serventia, como segurança, acessibilidade, funcionários e atribuições, livros, prestação de contas dos interinos, instalações físicas, equipamentos tecnológicos, sistemas utilizados, Selo Digital, digitalização do acervo, entre outros.
Orientações mais simples, que são resolvidas durante a realização do procedimento, dispensam provimentos, conforme explicou o diretor da Corregedoria e integrante da equipe extrajudicial, Fernando Antério. “Já as alterações mais complexas são lançadas via provimento, com determinação de prazo para correções”, complementou.
Em Santa Terezinha, a delegatária Melinna de Lira Correia, avaliou positivamente os trabalhos da CGJ. “Algumas inconsistências serão corrigidas e estamos à disposição. Achei importante para o desenvolvimento das nossas atividades”.
Já em Campina, o delegatário Antônio Fechine afirmou ser favorável à correição. “Tudo que traz conhecimento para podermos melhorar o atendimento par o público é benéfico”.
Até o dia 26 de agosto, a equipe percorrerá mais 16 cartórios extrajudiciais da Comarca de Campina Grande.
Por Gabriela Parente