Ainda participam do Webinário o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, que vai falar sobre “Conciliação, uma Questão de Fraternidade”; a juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Trícia Navarro, com sua palestra sobre “Conciliação, Justiça Humanizada”; e a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil de Alcântara Videira, que traz o tema “Visão da AMB sobre Conciliação e Mediação”.
A SNC é promovida pelo CNJ desde 2006 e, este ano, acontece entre os dias 8 e 12 de novembro. A campanha envolve os Tribunais de Justiça estaduais, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais. O principal objetivo da Semana é incentivar e fomentar a cultura da conciliação processual e pré-processual, reduzir o acervo, o tempo médio de duração dos processos e a taxa de congestionamento das ações. Para a Semana, as unidades judiciárias selecionaram os processos que tenham possibilidade de acordo, intimando em seguida as partes para solucionarem o seu conflito.
“Nosso encontro de trabalho virtual serviu, especificamente, para tratar sobre a dinâmica e formato da abertura da Semana Nacional da Conciliação. Com os detalhes desse grande evento debatidos e definidos, estamos preparados para mais umA Semana Nacional da Conciliação”, adiantou um dos diretores adjuntos do Nupemec, Antônio Carneiro, responsável por coordenar os trabalhos da reunião.
Também participaram da preparação para a abertura da SNC a juíza Ana Amélia Andrade Alecrim Câmara e Pedro Davi Alves de Vasconcelos (diretores adjuntos do Nupemec); servidores do Nupemec do 1º e 2º graus de jurisdição; a gerente de Comunicação do TJPB, Walquíria Maria; e a gerente de Cerimonial, Cassandra Lustosa.
Por Fernando Patriota