No período, ainda, ocorreram, de forma híbrida, reuniões de trabalho do Desembargador Ricardo Vital com os servidores e os coordenadores acadêmicos, das unidades de João Pessoa e Campina Grande, sempre de forma transparente, dinâmica e aberta, buscando sugestões e ideais para o engrandecimento e melhoria das atividades na Esma.
O Desembargador Ricardo Vital ressaltou que a Esma segue sua caminhada histórica, leal na continuidade da atual gestão às vitoriosamente precedentes, sob idêntica determinação de melhor e mais servir aos interesses dos magistrados e servidores no rumo de um Poder Judiciário sempre maior, nessa irmanação que se repete pela tríade com o Tribunal de Justiça da Paraíba e a Corregedoria Geral de Justiça.
Ainda de acordo com o Diretor, as ações vindouras serão o resultado da multiplicação dos gratificantes esforços presentes, testemunhados, ademais, no modelo de gestão participativa. O Desembargador Vital destacou, também, o apoio do Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, na realização dessas atividades.
Para o juiz Antônio Silveira Neto, Diretor Adjunto da Esma, o objetivo principal, durante esses seis primeiros meses, foi de ampliar a ofertas de cursos e capacitações para magistrados e servidores, possibilitando aos mesmos uma permanente qualificação e, também, revisão dos conhecimentos e atualização dos entendimentos jurídicos, vinculados à atividade judiciária.
“Nessa linha de pensamento foram oferecidos diversos cursos e atividades para ampliar o universo de possibilidade para magistrado e servidores”, disse o juiz Silveira, acrescentando que a Esma pretende ser uma referência no Estado, bem como uma interseção entre o Judiciário e a sociedade.
“Nesses dois anos, a Esma vai avançar para ser um ambiente de conhecimento, mas também um ambiente de pensamento crítico sobre como estamos vivendo e reagindo esse momento de pandemia e quais os caminhos necessários a superar esse momento, sob a ótica da Justiça”, pontou o Diretor Adjunto.
Webinários
A iniciática proporcionou aos mais de quatro mil inscritos nas nove edições, de como utilizar os sistemas computacionais e de ferramentas tecnológicas de uso cotidiano do Tribunal de Justiça da Paraíba, bem como orientá-los no tocante à preparação para o teletrabalho.
Os webinários ocorreram às sextas-feiras, das 11h às 13h, com diversos palestrantes e cada temática um especialista no assunto abordado. Os eventos foram transmitidos pela plataforma ZOOM e pelo canal da Esma no YouTube. Além disso, os webinários na modalidade a distância tiveram certificação para fins de progressão na carreira funcional.
Os magistrados e servidores puderam participar também dos seguintes temas: ‘Sistemas de custas e integração com o PJe; Preparação para o Teletrabalho – Saúde Mental, Pandemia e Home Office; Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento; e Painel de produtividade dos servidores’.
Ainda nos primeiros seis meses, a Esma promoveu outros webinários em homenagens às mulheres, com os temas “A Mulher e o novo normal: desafios e estratégias e Perspectivas de Gênero no Sistema de Justiça: Análises de Riscos na Proteção da Mulher”, em parceria com a Associação dos Magistrados da Paraíba.
Também em parceria com o TJPB, por meio da Gerência de Qualidade de Vida, a Esma realizou o Webinário ‘Saúde Mental e Trabalho no Poder Judiciário, com os temas ‘Assédio Moral e Violência no mundo do trabalho e a excelência pessoal e profissional em tempo de Pandemia.
Outro evento foi em alusão às datas comemorativas do Dia do Assistente Social e do Pedagogo, com a temática “Desafios e estratégias para o trabalho das equipes interdisciplinares nos tribunais de Justiça: Experiência dos Assistentes Sociais e das Pedagogas do TJPB”.
Neste segundo semestre de 2021, a Esma em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça estará promovendo o Webinário ‘Repensando práticas judiciais: diálogos com Corregedoria e Esma’. A iniciativa visa discutir, até o mês de novembro, uma série de assuntos relacionados à gestão judiciária.
Pandemia
Cursos
Levantamento de Necessidades de Cursos
Ainda dentro as ações, magistrados e servidores de 1º e 2º Graus do Poder Judiciário estadual participaram de um Levantamento de Necessidades de Cursos para o ano de 2021. A pesquisa fez parte do Plano de Ação da instituição para cada exercício anual da Esma. Por meio de um questionário, os participantes puderam identificar as suas necessidades e preferências para uma melhor programação das atividades da Esma este ano.
CPM – Remoto
Já a partir do mês de setembro, a Esma vai iniciar as aulas remotas do CPM 2021. Ao todo, foram ofertadas 50 vagas para os graduados e os pós-graduados no Curso de Direito.
Reuniões
De forma híbrida, o Desembargador Ricardo Vital realizou reuniões de trabalho com os coordenadores acadêmicos, gerentes e servidores da Esma, das unidades de João Pessoa e Campina Grande. Nos encontros, o Diretor solicitou que os agentes trabalhem em parceria com a diretoria trazendo ideias para tornar os setores mais operacionais.
Outras ações
Foi realizada a I Jornada Pedagógica por meio da plataforma Zoom, com a participação de docente do CPM e de servidores da Esma. Outra iniciativa idealizada pela gestão do Desembargador Ricardo Vital foi a Central de Chamados, que tem o objetivo de otimizar a comunicação, identificar e solucionar os problemas, além de receber sugestões e/ou reclamações, para poder tomar providências de maneira mais célere e eficiente.
Tratativas junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para a implantação do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) também foi realizada nesses seis meses. A ação visa o controle e gerenciamento de cursos da Esma, na busca de maior eficiência e eficácia, em consonância com a evolução digital e a segurança cibernética.
Em parceria com a Ditec, a instituição de ensino vai lançar, neste segundo semestre, o novo layout do site da Esma. A arte gráfica já está em processo de construção. Outra ação implantada que vai beneficiar servidores e magistrados é a regularização de certificação dos cursos promovidos pela Espep. O Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, homologou uma Instrução Normativa, no sentido de regularizar o Protocolo de Intenções firmado peça Esma e Espep em 2017.
Por fim, foram iniciados os contatos com o Conselho Estadual de Educação (CEE) com a finalidade de recredenciar a Esma como Escola de Governo para a oferta de novos cursos de pós-graduação lato sensu em 2021, com previsão de realização do Curso de Especialização em Violência do Gênero e Diversidade Humana, com 360 horas/aula.
Por Marcus Vinícius