Apresentação foi feita virtualmente
Apresentação foi feita virtualmente

Premiado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como modelo de boas práticas, o ‘Aplicativo de Auditoria’, desenvolvido pela Gerência de Auditoria Interna (Geaud) do Tribunal de Justiça da Paraíba tem despertado interesse de órgãos do judiciário nacional para aperfeiçoamento e implementação de ferramentas na otimização do trabalho. Nesta quinta-feira (18), o gerente de Auditoria Interna do TJPB, Sidney Brito, apresentou a ferramenta à equipe da Secretaria de Auditoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Sidney Brito explicou sobre o funcionamento do Aplicativo que é composto por um Banco de Dados e DashBoard (ferramenta que ajuda a ter acesso aos dados em tempo real) para controle e acompanhamento das recomendações de Auditoria Interna, contemplando indicador de atendimento.

Na oportunidade, a secretária de Auditoria Interna do STJ, Ana Paula Santana da Silva, elogiou o trabalho desenvolvido pela Geaud, disse ser interessante e parabenizou a equipe pela criatividade, demonstrando interesse em utilizar a ferramenta. 

“Todos nós gostamos muito do aplicativo, achamos muito bom, interessante e atende bastante ao que precisamos. O sistema traz o relatório rápido, muito bem feito e bem elaborado. Apresentação muito bem feita”, destacou a secretária, complementando que serão agendadas reuniões para tratar dos detalhes técnicos com a finalidade de adequar o sistema de auditoria do STJ ao ‘Aplicativo de Auditoria’ do TJPB.

Para o juiz auxiliar da Presidência, Fábio Araújo, que tem acompanhado os trabalhos, a experiência do aplicativo tem sido muito exitosa. “Vem em favor de uma política mais efetiva de auditoria”, enfatizou o magistrado.

O gerente Sidney Brito salientou que, apesar de ser uma solução simples, com o mínimo de recursos tecnológicos, a ferramenta automatiza e otimiza vários procedimentos existentes no curso de uma auditoria, bem como gera dados gerenciais que qualificam o processo de tomada de decisão, seja por parte da auditoria interna ou mesmo pelas diretorias e da alta administração.

“Considero que o apoio da presidência e das diretorias tem sido um diferencial para avançarmos na melhoria dos controles internos de gestão, dos processos de trabalho e, por decorrência, da prestação jurisdicional”, realçou o gerente.

O ‘Aplicativo de Auditoria’ do TJPB já foi apresentado aos integrantes da Secretaria de Auditoria Interna do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e representantes da Auditoria Interna do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Por Lila Santos

Escreva um comentário