Equipes do Nejure e do Planejamento Estratégico
Equipes do Nejure e do Planejamento Estratégico
Integrantes da coordenação do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (NEJURE) e da Gerência de Projetos e Estratégias do Tribunal de Justiça da Paraíba estiveram reunidos, nesta terça-feira (8), na sede do Núcleo, em Campina Grande, tratando sobre o Planejamento Estratégico da Justiça Restaurativa na Paraíba.

Segundo informou a gerente de Estratégias, Caroline Leal, foi utilizada a abordagem do Design Thinking para a elaboração do Planejamento Estratégico da JR no Estado. “É um conjunto de ferramentas de forma colaborativa, que é utilizado para identificar o problema e encontrar soluções inovadoras, sempre tendo como foco o usuário”, explicou Caroline Leal.

O coordenador do Nejure, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, destacou que o Planejamento Estratégico é uma importante ferramenta para o sucesso das ações, onde almejam chegar. Ele observou, ainda, que a dinâmica foi proposta ao setor de planejamento do Tribunal, o qual aderiu prontamente, observando o potencial desta nova forma de justiça, que é a restaurativa, uma alternativa ao modelo tradicional, implantando alguns métodos e situações novas.

O desembargador Oswaldo falou sobre a participação das atividades, durante toda a manhã, onde estabeleceram os parâmetros à missão da JR, a visão e o fechamento dos valores que permeiam a Justiça Restaurativa. Conforme enalteceu, foi muito rico e produtivo, elogiando a equipe de planejamento do Tribunal como extremamente competente e qualificada, e com uma dinâmica de metodologias diferentes.

“Isso é muito importante, porque não só moderniza esses espaços, como dá oportunidade para que possamos ter conhecimento de como atingir nosso objetivo que é a elaboração do Mapa Estratégico da Justiça Restaurativa”, ressaltou o desembargador Oswaldo Trigueiro Filho, salientando as fases para a implantação da Justiça Restaurativa na Paraíba, a exemplo da implantação da sede do NEJURE, em Campina, e o ideal de Justiça de excelência que pretendem implantar.

A Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato, são solucionados de modo estruturado.

A Política Pública Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário está delineada na Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 225/2016 e tem por objetivo a consolidação da identidade e da qualidade da Justiça Restaurativa definidas na normativa, a fim de que não seja desvirtuada ou banalizada.

Os coordenadores adjunto do Nejure, juízes Hugo Zaher, Ivna Mozart e Max Nunes também participaram da reunião.

Por Lila Santos

Escreva um comentário