-
Magistrados exibem a camisa comemorativa da Semana da Adoção

Na manhã desta terça-feira (30), o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, recebeu do juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa, Adhailton Lacet Correia Porto, a camisa comemorativa à Semana Estadual da Adoção. Na oportunidade, o juiz informou que, nesta quarta-feira (31), último dia das comemorações da Semana, será realizada uma festa na Popótamus Buffet, no Bairro de Manaíra, em homenagem às crianças e adolescentes que estão em situação de acolhimento, na Capital.

Segundo o desembargador João Benedito da Silva, a campanha é de suma importância, não só para o Poder Judiciário estadual, mas para toda sociedade paraibana. “A iniciativa traz, como principal objetivo, o incentivo à adoção, sendo um ato revestido de amor, afeto e responsabilidade”, comentou o presidente. Para o magistrado, o maior gargalo nesse segmento da infância e juventude é a escolha das pessoas a serem adotadas, quando se observa a idade. “Os que aguardam por adoção e estão em uma idade mais avançada têm mais dificuldade em encontrar pretendentes. Então, é preciso formar um processo de conscientização voltado a essa questão”, pontuou.

Também participaram do encontro e receberam a camisa comemorativa do encontro a juíza e os juízes auxiliares da Presidência do Poder Judiciário estadual, Michelini Jabotá, Fábio Araújo e Giovanni Porto.

Ao entregar as camisas da Semana Estadual da Adoção, o juiz Adhailton Lacet Correia Porto disse que a festa desta quinta-feira tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as crianças e adolescentes que estão nas instituições de acolhimento na Paraíba, independente de estarem disponíveis para a adoção “É um momento de congraçamento e de aproximação entre os pretendentes e as crianças, como também de muito lazer e diversão. Não existe investimento de dinheiro público nessa festa, tudo foi arcado por parceiros e simpatizantes desse sonho”, frisou.

Atualmente, existe em João Pessoa 249 pretendentes habilitados à adoção. Em João Pessoa, está zerada a espera para crianças, independentemente do tamanho de grupo de irmãos, sexo, raça e condições de saúde. Durante a pandemia, houve uma diminuição dos números de adoção concluída (2020 e 2021), havendo uma recuperação após a vacinação em 2022. Em 2019 houve 42 adoções; 2020, foram 20; 2021, subiu para 33 e, no ano passado, esse número cresceu para 53. Na Paraíba, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 70 crianças e adolescentes estão disponíveis para adoção, sendo que, destes, 35 já estão vinculadas a pretendentes.

Por Fernando Patriota

Escreva um comentário