Reunião na Corregedoria Geral de Justiça
Reunião na Corregedoria Geral de Justiça
“Estamos aqui com o compromisso de fazermos funcionar bem esta Comissão, que tem um histórico de atuação. É uma área sensível, que exige muita responsabilidade”. Estas foram as palavras do corregedor-geral de Justiça da Paraíba, desembargador Carlos Beltrão, ao abrir, nessa quinta-feira (9), a primeira reunião junto à Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), da qual é presidente.

Na ocasião, a secretária administrativa da Ceja, Ana Cananéa, apresentou as iniciativas e o trabalho executado pela Comissão, destacando o incentivo aos esforços para acelerar os processos que envolvem adoção durante o mês de maio (em virtude das comemorações pelo Dia Nacional da Adoção), as ações voltadas ao esclarecimento da sociedade sobre o assunto, a continuidade do Concurso de Redação envolvendo as escolas e os jovens na discussão do tema, entre outros.

Ana Cananéa demonstrou, ainda, projetos em desenvolvimento, a exemplo do Selo Amigo da Criança e do Adolescente, com a finalidade de fomentar o apadrinhamento de crianças maiores e adolescentes que não figuram entre os perfis mais adotados.

Mudanças no layout da página da Ceja, disponibilização de formulários para facilitar a busca pela família biológica, realização de encontros e rodas de conversas entre juízes, promotores e defensores públicos da área também foram assuntos tratados.

A juíza corregedora Aparecida Gadelha reforçou a importância da atuação conjunta entre a Ceja e a Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinju) do TJPB, principalmente nos casos em que a adoção é dificultada. Também sugeriu a realização de estudos sobre os entraves para a efetivação da adoção internacional e uma apresentação sobre a ferramenta A.DOT, em reunião a ser agendada.

O juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, Adhailton Lacet, ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão. “A ‘menina dos olhos’ da 1ª Vara é a adoção. Neste sentido, é muito importante compor a Ceja e estamos aqui para colaborar”, declarou.

Também a promotora Soraya Nóbrega desejou êxito aos trabalhos de toda a equipe. “Tenho fascinação por esta área e é muito gratificante atuarmos junto a pessoas motivadas pela causa. Podem contar comigo”, disse.

Também participaram da reunião, o diretor da CGJ, Damião Alves, a assessora Daniela Batista, a assistente social do TJPB, Daniela Menezes, as técnicas do Napem da 1ª circunscrição, Miucha Cabral e Lidiene Barbosa, e as servidoras que integram a equipe técnica da Ceja, Ana Francisca Figueiredo, Alcieda Lisboa e Dinah Rodrigues.

Por Gabriela Parente

Escreva um comentário