O prédio do Fórum Criminal da Comarca de João Pessoa passará por uma série de obras de serviços de reforço e recuperação estrutural. O objetivo é promover melhorias de forma a beneficiar não só os magistrados, servidores e todos que atuam nas 17 unidades que funcionam no local, mas também, advogados e partes, aprimorando a prestação jurisdicional, como explicou o diretor do Fórum, juiz Geraldo Emílio Porto.
O magistrado informou que, em agosto do ano passado foi dado início ao processo de contratação da empresa de engenharia responsável pela execução dos trabalhos, o que se deu por meio do Processo Administrativo nº 2021111678. “Todo o processo fora acompanhado, em sua integralidade e minuciosamente, pelo diretor administrativo do TJPB, José Falbo de Abrantes Vieira, dando-lhe maior dinamismo e agilidade”, comentou.
O diretor Geraldo Emílio pontuou, ainda, que, em linhas gerais, as obras executadas promoverão: melhorias no pátio externo, com realização do assentamento/rejuntamento do revestimento de piso existente; nova impermeabilização, renovação da pintura das muretas, implantação de elemento de pingadeira acima das alvenarias; recuperação e pintura nas paredes da garagem, revitalização do piso da escadaria principal e do mármore das paredes adjacentes.
Ainda, segundo o magistrado, será realizada a recuperação/renovação do rejuntamento entre as pedras de revestimento da mesma entrada e da junta de dilatação localizada em toda a área externa (piso do 1º pavimento); a troca das luminárias existentes nas paredes laterais e do corrimão da escadaria principal, a fim de atender as normas da NBR 9050, além de colocação de corrimão laterais na mesma entrada; a retirada do letreiro e colocação de novo letreiro na fachada do prédio, conforme projeto e a colocação do piso tátil em toda a calçada do prédio e pátio externo até a entrada do Fórum e correção da rampa de acesso para pessoas com necessidades especiais.
O juiz Geraldo Emílio salientou que fora realizada uma reforma anterior, onde houve a revitalização da fachada e cobertura do prédio. “Assim, com a recente assinatura do contrato para realização de obras, o Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, possibilitará a funcionalidade em plenitude do Fórum Criminal, fornecendo a todos os servidores, magistrados e jurisdicionados melhor estrutura e segurança em nossas dependências”, enfatizou.
Por Lila Santos