O reinício das obras foi marcado pela visita da diretora-superintendente da Suplan (Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado), Simone Guimarães, responsável pelo contrato de reforma do Palácio no convênio firmado entre o Tribunal de Justiça e o Governo do Estado. Simone visitou o local das obras acompanhada do diretor administrativo do Tribunal, Falbo Abrantes e da gerente de Engenharia e Arquitetura, Marieta Tavares.
Simone Guimarães comentou que a ocasião era de celebração, destacando ser um prazer participar do momento histórico, bem como, da relevante parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e a Suplan. “Faremos esta obra em três etapas. Vamos começar pela nave central, a pintura externa, que iniciaremos agora entre agosto e setembro, e teremos umas quatro frentes de serviço trabalhando. A empresa vencedora da licitação é a mesma que fez o Museu Cidade de João Pessoa, que já tem expertise em restauração de prédios históricos na cidade”, revelou.
O diretor administrativo, Falbo Abrantes avaliou a retomada dos trabalhos de reforma do Palácio da Justiça, como uma grande conquista, não só para o Tribunal, mas também, para toda a população paraibana. Conforme revelou, o prédio praticamente será remodelado, mantendo as características históricas e patrimoniais. “Será a maior intervenção da história do Poder Judiciário. Uma obra grande, complexa e muito importante, na qual o paraibano terá orgulho de entrar e verificar o resultado. O Palácio é tombado duas vezes, pelo Iphaep (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba) e pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), tendo as obras da reforma que seguirem as exigências”, destacou.
Por sua vez, a gerente de Arquitetura do Tribunal, Marieta Tavares informou que a reforma abrangerá toda a parte externa, a elaboração de novos banheiros, pisos e forros. “É o refinamento e detalhamento de toda a obra”, afirmou.
Por Lila Santos