O juiz corregedor Fábio Araújo explicou que a autoinspeção se dará mediante preenchimento e remessa à CGJ de formulário eletrônico, disponibilizado na página da Corregedoria a partir do dia 1º de junho, devendo ser emitido até o dia 15 de julho.
Já a correição virtual está prevista para a segunda quinzena de agosto (sem prejuízo das correições presenciais). Por meio desta, será realizado o cruzamento dos dados enviados na autoinspeção. Após o procedimento, os achados de maior urgência que necessitarem de ações administrativas para seu saneamento serão comunicados ao TJPB. Na ocasião, serão avaliados aspectos como cumprimento de metas, taxa de congestionamento, Índice de Atendimento à Demanda, entre outros.
Na sequência, o gerente de Tecnologia da Informação da Corregedoria, Alberto Risucci, expôs as ferramentas que serão utilizadas em ambos os procedimentos. “Nos próximos meses, vamos disponibilizar no Portal da CGJ conteúdos didáticos em vídeo, demonstrando como será feito o acesso, preenchimento dos formulários, salvamentos parciais, até a assinatura”, adiantou.
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Fred Coutinho, agradeceu a participação de todos e falou do compromisso da Corregedoria com a evolução dos sistemas. “As correições estão sendo aprimoradas. Estamos vendo o desenvolvimento de ferramentas diferenciadas em prol de uma melhor prestação jurisdicional. Essa reunião não acaba aqui. Terá continuidade, porque esclarecimentos serão necessários e estaremos à disposição”, finalizou.
Por Gabriela Parente