Conforme o Termo, para efeito de participação, será considerada a data de postagem ou do comprovante de inscrição. O não cumprimento da data limite desclassificará automaticamente a redação. Permanecem inalteradas as demais disposições contidas no Edital, publicado no dia 15 de outubro do corrente ano.
O concurso é destinado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, bem como, alunos da EJA– Educação de Jovens e Adultos. Os professores devem selecionar e enviar as redações para a Ceja, em documento escaneado (PDF), através do e e-mail: [email protected] . O texto deverá ser manuscrito, com letra legível, constando, no mínimo 20 linhas e, no máximo, 25, podendo ser, ainda, dissertativo, narrativo, descritivo ou poético.
Ainda de acordo com o Edital, cada redação deverá ser acompanhada da ficha de inscrição, em letra legível, e de uma Declaração de Autenticidade do texto, assinada pelos pais, escola ou responsável pelo aluno.
“O objetivo deste concurso é falar sobre adoção; tornar o assunto mais natural e leve, como é o nascimento de uma criança. Através da discussão do assunto com crianças e adolescentes, poderemos fomentar uma cultura de adoção adequada, legal (no termo jurídico) e consciente, desmistificando o tema”, explicou a secretária administrativa da Ceja, Ana Cananéa.
Por Gabriela Parente