O Acesso Seguro estabelece normas de segurança para ingresso e permanência de pessoas nas dependências dos prédios do Poder Judiciário estadual, seguindo procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachás de identificação. O Projeto faz parte das atividades da Comissão de Segurança do TJPB, que é presidida pelo Desembargador Joás de Brito Pereira Filho e tem, na função de coordenador-adjunto, o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques. A gestão do Acesso é da magistrada Michelini Jatobá, auxiliar da Vice-presidência, e como coordenador, Jardel Rufino.
O treinamento prestado ao grupo de profissionais da Esma teve como responsáveis o coordenador, Jardel, Rufino, e o coronel Josélio César de Oliveira. De acordo com Rufino, durante a capacitação on-line os participantes receberam orientações sobre o projeto a respeito da funcionalidade do Mobiliário (Recepção, Cabine blindada, Armário e Caixa de Areia); demonstração por slide do ingresso de um visitante nos fóruns; e a forma correta para desmuniciamento de armas. “Também repassamos todas as informações sobre as normas para o acesso de usuário armado e a condução adequada na detecção de mandado de prisão pelo software de controle de acesso Visit”, informou o coordenador.
De acordo o coronel Josélio César, a importância desse treinamento é buscar qualificar os componentes da área de segurança para sempre prestar um serviço de qualidade e tornar o ambiente de trabalho mais seguro para todos os servidores e frequentadores da Esma. “No entanto, abordamos temas como postura e compostura, sobre a abordagem pessoal, posicionamento no posto de serviço com atitude expectante, a fim de evitar ações daqueles que andam à margem da lei”, informou. O militar foi responsável pela demonstração de equipamentos de segurança, como ainda procedimentos de abordagem; normas de segurança; relação interpessoal; e o posicionamento e postura do agente de segurança.
Por Fernando Patriota