A Equipe Multidisciplinar da Comarca de Patos concluiu o Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção, que foi realizado na modalidade on-line. O curso contou com a participação de 31 pretendentes dos municípios de Patos, Piancó, Itaporanga, Taperoá, Nova Palmeira, São José dos Cordeiros e Esperança. A capacitação teve o objetivo de preparar os candidatos de forma jurídica, psicossocial e pedagógica.
O juiz Bruno Medrado dos Santos, titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Patos, participou do curso e discorreu sobre ‘O Papel do Judiciário no Processo de Adoção’. O promotor de Justiça Glauco Coutinho Nóbrega contribuiu com a formação abordando ‘O Papel do Ministério Público no Processo de Adoção’, momento em que expôs os aspectos legais, conceitos e características da adoção legal.
O Curso Preparatório é uma etapa obrigatória, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, para todos aqueles que desejam se habilitar para adotar uma criança ou adolescente.
A equipe, composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, abordou aspectos sociais, pedagógicos e psicológicos influenciadores no processo de adoção, apresentando aos participantes informações a respeito do processo e dos desafios a serem enfrentados ao longo da caminhada em busca do(a) filho(a) desejado(a).
Contribuíram, ainda, com o Curso, dois casais, cujo processo de adoção está em fase de conclusão. Eles expuseram sua expectativa durante o trâmite, a emoção com a chegada dos respectivos filhos, sua experiência como pais, além da sua nova rotina familiar.
Ao final, os participantes puderam expôr sua satisfação em participar da formação, assim como manifestar sobre a importância do Curso para todos os que desejam ampliar sua família pela via da adoção.
Por Gabriella Guedes/Gecom-TJPB