Na tarde dessa quarta-feira (20), aconteceu a primeira reunião do Comitê de Governança Nacional, do qual o Tribunal de Justiça da Paraíba é o representante do Subcomitê da Região Nordeste, desde 2019. O ponto principal da pauta foi colher sugestões dos tribunais que representam as cinco regiões do País e discutir a minuta do Glossário de Metas-2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), enviada aos tribunais no dia 8 deste mês.
A gerente de Pesquisas Estatísticas do TJPB, Renata Grigório, e a gerente de Projetos e Planejamentos Estratégico do Tribunal, Caroline Leal, participaram do encontro de trabalho, ao lado de membros dos tribunais de Justiça do Distrito Federal, que coordena o Comitê Nacional (Região Centro-Oeste), do Rio Grande do Sul (Região Sul); do Rio de Janeiro (Região Sudeste); e Amapá (Região Norte).
“Sempre que é repassado o posicionamento dos tribunais estaduais, o Comitê consolida as propostas e faz esse encaminhamento ao Comitê Nacional. No caso dessa primeira reunião, o foco foi as metas para este ano, mas, deliberamos, também, sobre priorização do primeiro grau, planejamento estratégico e indicadores”, pontou Renata Grigório.
Ela informou que, nesta sexta-feira (22), será feito um relatório pelo TJDF e encaminhado ao CNJ, a fim de que seja editado o Glossário definitivo das Metas de 2021. Estas orientam a metodologia de trabalho anual dos tribunais de Justiça. O Tribunal de Justiça da Paraíba sugeriu, entre outros tópicos, o aperfeiçoamento das Metas 09, 11 e 12.
Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB