A Comissão do Gabinete Virtual, presidida pelo desembargador João Benedito da Silva, se reuniu por videoconferência, nesta segunda-feira (28), ocasião em que analisaram, dentre outros assuntos, a produtividade resultante da intervenção do GV durante o mês de junho, na Comarca de São Bento. Os números registrados foram 796 processos movimentados, sendo 437 sentenças prolatadas, 252 despachos proferidos e 107 decisões emitidas.

A equipe foi composta por três magistrados, oito assessores e 25 estagiários de pós-graduação. A Comissão definiu, também, a prorrogação, por mais 30 dias, das atividades do Gabinete Virtual na Comarca de São Bento e a aprovação do juiz Pedro Davi, para substituir o magistrado Alírio Maciel Lima de Brito, como membro do GV, bem como, definiram o próximo encontro para o dia 26 de julho.

Participaram da reunião de trabalho os magistrados Euler Jansen (juiz auxiliar da Presidência), Fábio Brito de Faria, Jeremias de Cássio Carneiro, Philippe Guimarães Vilar, Pedro Davi (todos subcoordenadores do Gabinete Virtual), Ana Amélia Câmara (integrante do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba), Fábio Araújo (juiz corregedor). Anderley Marques (1ª Vara Mista de Sapé) e a servidora Denise Lira (gabinete do desembargador João Benedito da Silva).

O desembargador João Benedito da Silva, que conduziu os trabalhos, avaliou a reunião como muito objetiva e proveitosa. Segundo ele, foram ajustados alguns pontos referentes à seleção das unidades judiciárias a receberem a intervenção do Gabinete Virtual e o fluxo do procedimento a ser seguido pela Comissão para trazer as informações necessárias aos membros do grupo em relação à situação processual de cada unidade judiciária que solicitou a intervenção do Gabinete.

“Ficamos de ajustar uma forma de trazer ao Gabinete Virtual as informações que os advogados possuem, referentes aos processos em que atuam, com referência às datas de audiências, agendadas a longo prazo na Comarca de São Bento, para que possamos abreviá-las e, para isso, contamos com a colaboração dos causídicos. Tivemos uma reunião e eles já se dispuseram a colaborar”, destacou o desembargador João Benedito, evidenciando o desempenho da servidora Denise Lira na seleção e organização dos estagiários de pós-graduação para atuarem no GV. “Ela foi de uma contribuição muito eficiente”, disse.

Durante a reunião, a magistrada Ana Amélia, convidada pelo desembargador João Benedito para fazer um alinhamento das ações do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) com os trabalhos do Gabinete Virtual na Comarca de São Bento, fez um breve registro da atuação do Nupemec no mês de junho e elogiou o desempenho do GV.

“Fica aqui o registro desse importante projeto, que tem uma equipe muito qualificada e tem provado a eficácia do judiciário. Eu posso até atestar, como usuária da 6ª Vara Cível, que gerou uma satisfação muito grande entre os servidores, que a nossa taxa de congestionamento, que era de 77%, hoje chegou a 61,93%”, ressaltou, enfatizando que foram arquivados, na unidade judiciária em que ela atua, cerca de 200 feitos por mês.

Por sua vez, o juiz Anderley Marques expôs um projeto de sua autoria, cuja proposta é a atuação conjunta entre a Comissão do Gabinete Virtual e a Coordenação de Cumprimento das Metas, tendo por objetivo a implantação do Plano Individual de Atuação, tendo por alvo incentivar, por meio da capacitação, todas as unidades judiciais no cumprimento das metas com utilização do Processo Judicial eletrônico (PJe). “A intenção é alavancar os números do Tribunal junto ao CNJ”, pontuou.

Ao final, o juiz Pedro Davi, após ser escolhido, por unanimidade, agradeceu pelas palavras, o reconhecimento e a confiança. “É uma grande honra fazer parte desse grupo de juízes, que são os mais produtivos do Estado. Espero que eu atenda as expectativas”, observou.

Por Lila Santos/Gecom-TJPB

Escreva um comentário