O Comitê gestor de Priorização do 1º Grau se reuniu na manhã desta segunda-feira (25) na Sala Branca do Tribunal de Justiça da Paraíba para debater diversos assuntos, dentre eles o novo planejamento estratégico. O desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho avaliou como positivo o encontro. “Vários pontos foram discutidos, como o planejamento estratégico, a questão da agregação das comarcas e como minimizar os problemas existentes”, ressaltou.

Oswaldo Filho informou que na próxima reunião, agendada para 2020, o foco central será o planejamento estratégico. “Vai haver uma apresentação por parte da atual gestão sobre o planejamento estratégico. O que está sendo executado, o que foi aproveitado do passado, quais são os projetos que estão em andamento e os possíveis a serem concretizados no ano que vem. Em cima disso, é que a gente vai poder traçar ações voltadas para a priorização do primeiro grau”, revelou.

O desembargador, que também é membro do Comitê, destacou que durante a reunião foram apresentados os avanços que a gestão do TJPB está trazendo na questão da equalização da força de trabalho. “É bom lembrar que não é uma coisa feita do dia para a noite, ou seja, há todo um processo histórico e a modificação leva um certo tempo. Isso ficou muito bem amadurecido com a participação de todos”, afirmou. Segundo Oswaldo Filho, a próxima reunião será realizada de forma conjunta, contando com a participação dos membros dos Comitês Orçamentários de 1º e 2º Graus e dos membros do Comitê de Priorização.

Na reunião, o juiz auxiliar da Presidência Meales Melo fez uma explanação sobre a questão das agregações das comarcas, explicando como se deu na prática e quais os desafios que estão sendo enfrentados para tornar efetiva a determinação tomada pelo Pleno do Tribunal de Justiça. “No curso da reunião também foram feitas algumas propostas para minimizar os impactos nas comarcas que foram agregadas. Todas as propostas vão ser analisadas pela Presidência para que, posteriormente, o comitê seja informado dos resultados”, ressaltou.

O presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Max Nunes, destacou como ponto alto da reunião a discussão em torno do planejamento estratégico. Segundo ele, o comitê de priorização tem um papel muito importante enquanto formulador dessa política. “O comitê é um instrumento essencial na formulação desse planejamento estratégico. A função dele é pensar o Poder Judiciário. Pensar e propor projetos e ações que podem ou não serem implementados pela administração”, enfatizou.

Participaram ainda do encontro desta segunda-feira os juízes José Ferreira Ramos Júnior, Fernanda Araújo e Marcos Salles, além de Carol Leal, gerente de projetos da diretoria de gestão estratégica, João Ramalho, presidente do Sinjep e dos servidores Idris Brito e Newton Leal.

O Comitê de Priorização do 1º Grau é presidido pelo desembargador Fred Coutinho, que, por motivos de saúde, não pode participar da reunião.

Por Lenilson Guedes / Gecom-TJPB

 

 

Escreva um comentário