Todos os profissionais que atuam no sistema de Justiça e os usuários dos serviços do Poder Judiciário estadual passam a contar, a partir de agora, com maior segurança durante sua permanência no Fórum “Juiz João Navarro Filho”, da Comarca de Santa Rita. O Projeto Acesso Seguro já é uma realidade naquela unidade judiciária, garantindo total controle ao fluxo de pessoas, por meio de um sistema integrado de várias tecnologias. O Acesso Seguro integra o Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça da Paraíba.
O investimento para a implantação do Projeto passou pela aquisição e instalação de aparato de segurança, sistema operacional e treinamento dos servidores designados e do setor de segurança. A medida integra o portfólio de ações da atual gestão do Tribunal de Justiça da Paraíba, voltadas à proteção à vida, à saúde e ao bem-estar de todos os envolvidos, buscando sempre a melhor prestação jurisdicional.
Já o coordenador do Projeto, Jardel Rufino, disse que o objetivo é utilizar o Acesso Seguro para implementar uma cultura voltada para melhoria da segurança no ambiente de trabalho, estabelecendo normas para o ingresso e permanência de pessoas nas dependências do Poder Judiciário estadual.
O Acesso Seguro tem por referência a Resolução nº 291/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário e a Resolução nº 11/2017 do TJPB, a qual estabelece normas de segurança para ingresso e permanência de pessoas nas dependências dos prédios da Justiça estadual.
Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB