Com a participação de 123 inscritos, tem início, nesta segunda-feira (25), o Curso de Preparação Psicossocial e Jurídica para Adoção – modalidade EaD (ensino a distância). A capacitação é um dos requisitos para a pessoa que pretende se habilitar a adoção e é organizado pela Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinju) do Tribunal de Justiça da Paraíba. Do total das inscrições, 41 são de João Pessoa e 82 englobam as comarcas de Alagoinha, Guarabira, Esperança, Santa Rita, Campina Grande, Remígio, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Cabedelo, Queimadas e Teixeira. Há, também, inscritos das cidades de Capela-AL, Imbituva-PR, Araguaína-TO e Brasília-DF. A formação segue até o dia 22 de fevereiro e as inscrições estão encerradas.

O coordenador da Coinju, juiz Adhailton Lacet (titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa), lembrou que, apesar de ser o primeiro curso deste ano, esta é a terceira turma, pois o ano passado, quando teve início à pandemia da Covid-19, adotaram a modalidade virtual e duas foram preparadas já nesse sistema. O magistrado observou, igualmente, que, com os participantes desta nova formação, somam 421 pessoas capacitadas, nos cursos promovidos pela 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital.

“Esse curso vem se consolidando a cada etapa realizada. Vem se firmando como uma das melhores capacitações realizadas pelos Tribunais de Justiça. A Paraíba tem se destacado nesta área. Essa nova formatação, do ensino a distância, possibilitou, inclusive, a presença de pretendentes de outros estados da Federação. Vale ressaltar que a formação é feita em colaboração com a equipe técnica da Primeira Vara da Infância e Juventude de João Pessoa, da Coinju e de casais que já passaram pelo processo da adoção, onde enriquecem o curso com seus depoimentos”, ressaltou Adhailton Lacet, complementando a participação, do mesmo modo, dos representantes da Defensoria Pública e do Ministério Público estadual

O coordenador da Coinju informou, ainda, que juízes de outros tribunais do país também estão sendo convidados para participar da formação, falando sobre o tema e partilhando as experiências e realidade vivenciadas por eles. “Isso é um fato novo em nossos cursos. Acredito que com isto tenha chamado a atenção de muitos pretendentes, inclusive de fora da Paraíba, a procura tem sido muito grande”, disse Lacet, pontuando que as inscrições foram encerradas por conta da quantidade de inscritos, e que a pretensão é realizar mais três edições ao longo do ano.

Para ter acesso à programação, clique na palavra adoção.

Por Lila Santos/Gecom-TJPB

Escreva um comentário