Desde que passou a funcionar, há pouco mais de quatro meses, o Gabinete Virtual (GV) já produziu mais de 20 mil atos judiciais. Para se ter uma ideia, nesse período, já foram proferidas mais de 5 mil sentenças, bem como, emitidos 15 mil despachos e decisões. No mês de novembro, a produtividade alcançada foi de 1.324 sentenças prolatadas, 4.220 despachos exarados e 76 decisões. Nesta sexta-feira (4), a produção da unidade virtual foi dedicada à XV Semana Nacional da Conciliação, com a realização do Mutirão de Execução Fiscal, que continuará durante todo o mês de dezembro.
O Gabinete Virtual foi instituído no Judiciário estadual por meio do Ato da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba n° 29/2020, como ferramenta de auxílio à prestação jurisdicional nas unidades judiciárias de 1º Grau. O GV é presidido pelo desembargador Márcio Murilo, com o auxílio administrativo do juiz Meales Melo. Os magistrados Fábio Brito de Faria, da 2ª Vara Mista da Comarca de Cuité, Alírio Maciel Lima de Brito, da 4ª Vara Mista de Guarabira, e Jeremias de Cássio Carneiro de Melo, da 2ª Vara Mista de Queimadas, são os coordenadores do Gabinete Virtual, o qual conta, também, com o trabalho de uma equipe composta por assessores e servidores.
Em relação ao Mutirão Fiscal realizado dentro da SNC, o juiz Jeremias Melo destacou que a produtividade foi muito boa, e que a iniciativa teve como objetivo trabalhar os processos com matérias de Direito já definidas, em Recurso Repetitivo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), de forma a permitir uma adequação e conformidade aos precedentes já firmados pelo STJ aos juízes responsáveis pela Execução. “Nós estamos, basicamente, trabalhando nos processos para aferição da prescrição intercorrente dos débitos fiscais e esta quantidade de sentenças é bastante representativa, diante do quadro geral de execuções fiscais ativas no TJPB”, pontuou.
Por Lila Santos/Gecom-TJPB