O funcionamento da conciliação na Comarca de Campina Grande, segunda maior comarca do Estado, será tema de uma live, com transmissão ao vivo pelo Instagram do Tribunal de Justiça da Paraíba. O evento tem início às 19h desta quinta-feira (17), com as participações do diretor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPB, desembargador Leandro dos Santos, e da idealizadora da live e coordenadora dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) da Região de Campina, juíza Ivna Mozart.
De acordo com o desembargador, essa será uma excelente oportunidade para que o público em geral conheça o que está sendo feito em Campina Grande, em prol da política de conciliação. “Serão abordadas situações interessantes. Apesar do sucesso dessa política, muitas pessoas ainda não sabem a importância do que fazemos. Vamos discutir, principalmente, questões de cidadania”, informou o diretor-geral do Nupemec.
A realização da live é uma das ações de expansão da Política de Pacificação dos Litígios proposta pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e abraçada pelo TJPB, por meio do Núcleo de Conciliação. “O encontro virtual tem por objetivo esclarecer aos usuários sobre a utilização dos métodos autocompositivos na pacificação social e a utilização do Cejusc Virtual”, informou Ivna Mozart, que é juíza titular do 3° Juizado Auxiliar Cível da 2ª Circunscrição.
A magistrada lembrou que o TJPB oferece vários caminhos para o tratamento adequado de conflitos, bem como, todo um sistema pensado e concretizado em benefício do jurisdicionado e usuários em geral do Sistema de Justiça.
De acordo com a coordenadora dos Cejuscs da Região de Campina Grande, é imprescindível que os destinatários conheçam os recursos de que podem lançar mão quando precisarem resolver suas questões. “Essa live tem, portanto, caráter eminentemente informativo, especialmente o objetivo de esclarecer como os nossos Cejuscs têm funcionado em tempos de pandemia. Bem como, apresentar o Cejusc Virtual, que se mostra como importante instrumento de acesso ao nosso sistema multiportas, nessa época de inúmeras contingências ocasionadas pela pandemia”, enfatizou a magistrada.
Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB