Encerra-se nesta segunda-feira (27) o prazo para se inscrever no Curso de Preparação para Pretendentes à Adoção, que será promovido na modalidade a distância pela Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Campina Grande. A capacitação é uma etapa obrigatória do processo de adoção e será realizada nos dias 29, 30 e 31 deste mês, voltada, apenas, a quem já possui processo ativo com vistas a adotar. As inscrições podem ser efetuadas pelo e-mail: [email protected].
O acesso ao curso será por meio da plataforma Zoom. O link de participação será enviado no dia anterior ao início da capacitação. As aulas serão ministradas em tempo real, junto com magistrados, representante do Ministério Público e equipe interdisciplinar da unidade judiciária.
De acordo com o juiz titular da Vara da Infância e da Juventude de CG, Perilo Rodrigues de Lucena, o curso é uma iniciativa que visa garantir um futuro melhor para as crianças acolhidas. “Além disso, a atividade faz parte do plano de trabalho da Vara da Infância e Juventude, na perspectiva de expansão do Poder Judiciário e a atuação em múltiplos canais, dentro de um planejamento. O curso de pretendentes à adoção representará a capacitação dos cidadãos e, no futuro, terá a perspectiva da aproximação para fins de consumação de adoções. Isso representa um novo futuro para cada criança e a execução da nossa missão institucional”, destacou.
O juiz do Juizado Auxiliar da Infância e Juventude da 2ª Circunscrição de Campina Grande, Hugo Gomes Zaher, explicou que o curso busca atender uma das etapas de habilitação para adoção, previstas no ECA para a inserção no Sistema Nacional de Adoção (SNA). “A Vara da Infância e Juventude de Campina Grande, se adaptando a esse momento de restrições sanitárias, faz com que os processos dessa natureza tenham seu regular curso, permitindo ao fim a garantia da proteção integral das crianças e dos adolescentes aptos para adoção”, afirmou.
A psicóloga Lavínia Magda Barbosa de Vasconcelos, que atua na Seção Psicossocial Cível (SAPSC) da Vara da Infância de Campina Grande, explicou que a pandemia trouxe a necessidade de distanciamento físico, mas isso não significa distanciamento dos desejos, entre eles, o de adotar. “Para os postulantes, particularmente, esse momento pediu readequações para lidar com a ideia de adiamentos dos trâmites e, por conseguinte, das etapas em busca da concretização do desejo de adoção. Buscando dirimir algumas dessas questões e colocando em prática a continuidade de trabalho da Justiça, surge o curso de postulantes à adoção de Campina Grande através das plataformas de comunicação virtual”, salientou.
Segundo a assistente social da equipe interdisciplinar da Comarca de Campina Grande, Viviane Rodrigues Ferreira, dezenas de pessoas e casais em todo o Estado já entregaram a documentação e pediram a habilitação, mas estão aguardando o Curso para concluir seus processos. Ela disse que realizar a capacitação no formato a distância traz desafios para a atuação da equipe, desde a preparação, à sua realização.
“O público que busca se habilitar no Sistema Nacional de Adoção é bastante diversificado. Então, buscamos adaptar a programação ao formato on-line, distribuindo as horas necessárias em maior quantidade de dias, para que não se torne cansativo e não interfira, de forma significativa, na rotina de cada participante. Buscamos, ainda, inserir mais momentos de interação entre os envolvidos, para que possam tirar suas dúvidas e interagir com os expositores, dentre eles juízes, promotora, assistentes sociais, psicólogas e pedagoga”, comentou a assistente social.
Confira os documentos necessários para habilitação e a programação do curso, clicando AQUI.
Por Gabriela Parente / Gecom – TJPB