Mais uma etapa de capacitação do módulo criminal do PJe será realizada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) e equipe da Gerência de Processo Judicial Eletrônico. O curso é voltado para magistrados e servidores (das unidades elencadas abaixo) e ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de julho.

De acordo com o diretor da Ditec, José Teixeira de Carvalho Neto, a capacitação ocorrerá em duas perspectivas, sendo a primeira em EaD e a segunda, compreendendo seminários telepresenciais. As unidades treinadas já utilizam o PJe na competência cível e, a partir de 3 de agosto, começarão a usar na esfera criminal.

No que concerne ao ensino a distância, o diretor informou que o curso já está disponível e com inscrições abertas (autoinscrição) no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, acessível pela intranet ou no endereço eletrônico (www.ead.tjpb.jus.br), contendo todo o material e aulas gravadas da 1ª turma (fase piloto).

Já os seminários telepresenciais serão realizados na Plataforma Emergencial de Videoconferência para Atos Processuais (Webex), disponibilizada pelo CNJ e cujas instruções de uso podem ser encontradas no site (https://www.cnj.jus.br/plataforma-videoconferencia-nacional/), onde são disponibilizados manuais e vídeos que auxiliarão na utilização do programa.

O calendário dos seminários e endereços para os eventos constam em Oficio Circular encaminhado às unidades convocadas.

À frente das capacitações, o gerente do PJe, Ney Robson, revelou que a primeira fase também compreendeu policiais civis, os multiplicadores do Ministério Público, Defensoria e Polícia Federal.

“Na semana passada, fizemos os treinamentos com as varas piloto (magistrados e servidores), e nesta segunda fase, eles ocorrerão com as unidades que irão expandir a utilização do PJe nas competências criminal e infracional. Entre 10 e 14 de agosto, iremos realizar a 3ª e última fase de capacitação com as unidades que iniciarão a utilização do Pje nos seus processos (ainda não utilizam), cujos novos feitos somente serão ajuizados por esta plataforma a partir de 17/08”, informou Ney Robson.

Unidades que serão capacitadas – Vara Única de: Água Branca, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alagoinha, Alhandra, Areia, Belém, Boqueirão, Caaporã, Caiçara, Coremas, Jacaraú, Juazeirinho, Pedras de Fogo, Picuí, Pilar, Pirpirituba, Pocinhos, Remígio, Rio Tinto, São Bento, São José de Piranhas, Serra Branca, Solânea, Soledade, Sumé, Taperoá, Teixeira e Uiraúna.

1ª Vara Mista de: Araruna, Catolé do Rocha, Conceição, Cuité, Esperança, Ingá, Itaporanga, Mamanguape, Monteiro, Piancó, Pombal, Princesa Isabel, Queimadas, Santa Luzia, São João do Rio do Peixe e Sapé.
2ª Vara Mista de: Araruna, Catolé do Rocha, Cuité, Esperança, Ingá, Itaporanga, Mamanguape, Monteiro, Piancó, Pombal, Queimadas, São João do Rio do Peixe e Sapé
3ª Vara Mista de: Catolé do Rocha, Itaporanga, Mamanguape, Pombal e Sapé.

Por Gabriela Parente / Gecom – TJPB

Escreva um comentário