Dentro das comemorações dos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ocorreu, na manhã desta sexta-feira (24), um webinário, com o tema ‘O Processo da Adoção e o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA)’. O encontro virtual foi promovido pelo Ministério Público da Paraíba, tendo como um dos palestrantes o juiz auxiliar da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Campina Grande, Hugo Gomez Zaher, que destacou o direito fundamental da criança à convivência familiar e comunitária.
“O evento foi muito rico e permitiu não só com os palestrantes, mas também por meio das perguntas realizadas no webinário, a construção coletiva de conhecimento para o maior aprofundamento sobre o processo de adoção e o Sistema Nacional de Adoção”, ressaltou o magistrado Hugo Zaher.
Durante o evento digital, o magistrado pontuou, também, sobre a importância do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), criado em 2019, que possibilitou a união entre os Cadastros Nacional de Adoção (CNA) e Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA), legislação que rege o processo de adoção no Brasil.
O webinário contou, ainda, com a participação do procurador de Justiça do MP do Rio de Janeiro e diretor do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso, Sávio Renato Bittencourt Soares Silva, e das promotoras de Justiça, Soraya Soares da Nóbrega e Juliana Couto.
Por Lila Santos/Gecom-TJPB, com informações da Ascom do MPPB