Durante esta semana, o juiz da Vara Única da Comarca de Alagoinha, José Jackson Guimarães, realizou 10 audiências de Instrução e Julgamento, por videoconferência. Já as sessões de conciliação, pela mesma modalidade, estão sendo promovidas, na unidade judiciária, desde o início de junho deste ano. Só para este mês, estão agendadas mais de 80 audiências. Alagoinha fica na Região do Brejo paraibano, a uma distância de 89 Km da Capital, João Pessoa.
Para o magistrado, a tecnologia é um instrumento que ajuda a enfrentar as dificuldades apresentadas pela pandemia da Covid-12. “Com a impossibilidade de aglomeração de pessoas, as audiências on-line se tornaram um mecanismo essencial para realização dos trabalhos e garantia de uma resposta positiva aos advogados e aos jurisdicionados, que precisam e buscam o Poder Judiciário”, comentou José Jackson Guimarães.
Ele ressaltou, ainda, que as audiências conciliatórias são realizadas pelos servidores João Batista (gerente do Fórum) e Antônio André (auxiliar judiciário), os quais, além de suas atribuições como servidores, desenvolvem as atividades de conciliadores do Tribunal de Justiça da Paraíba. Tudo sob a orientação e acompanhamento do magistrado.
Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB