Os avanços tecnológicos implementados em um ano e meio de gestão e as futuras entregas previstas pela Diretoria de Tecnologia da Informação do TJPB foram apresentados em uma grande reunião virtual, realizada por videoconferência na tarde dessa terça-feira (8). O encontro contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre juízes, servidores e desembargadores do Tribunal, entre eles, o presidente Márcio Murilo da Cunha Ramos.

Participante do evento, o juiz auxiliar da Presidência, Meales Melo, disse que o objetivo foi dar conhecimento sobre todos os projetos da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec). “Foi uma apresentação completa, que englobou o que foi concluído, os avanços experimentados, o que está em desenvolvimento e o que será entregue até o final da gestão”, comentou.

A exposição foi feita pelo diretor de Tecnologia da Informação, José Teixeira de Carvalho Neto. “Falei sobre algo que chamei de ‘linha de tempo’ da Ditec nessa gestão, ou seja, apresentamos tudo que foi construído, entregue aos servidores e magistrados nesse período e o que está em desenvolvimento. Também apresentamos as necessidades que temos mapeadas, que vão além da gestão”, informou.

Entre as principais entregas realizadas em 2019, o diretor apontou a implantação de solução de BI (Qlik Sense), o Projeto Digitaliza PJe para todo o 1º Grau Cível; inclusão da Polícia Federal no Malote Digital; implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), evolução do PJe para a versão 2.0, Implantação do PJe nas competências de Violência Doméstica, Infância e Juventude e Fazenda; robô acelerador de executivos fiscais, expansão de velocidade de links nas comarcas, entre outras.

No ano de 2020, o setor realizou: a migração de feitos de processos das Turmas Recursais do e-Jus para o PJe; instalação de webcams nas salas de audiências; implantação do plantão judicial de 1º e 2º graus no PJe, disponibilização de ‘facilitador’ para instalação de ferramentas em computadores pessoais; evolução para a versão PJe 2.1; ativação de links redundantes das comarcas, publicação do novo painel de metas do CNJ e integração do PJe ao Custas Online.

Conforme os dados apresentados, desde o início da gestão, a Diretoria registrou 52.891 chamados de TI e desenvolveu 166 versões de sistemas, portais e serviços implementados e armazenou mais de 1 milhão de processos do PJe no datacenter.

As entregas futuras, por sua vez, compreendem: o PJe Criminal e a digitalização dos feitos físicos desta natureza; o sistema de Arrecadação de Emolumentos; PJe Mídias; Token PJe; o Painel de Produtividade do Servidor; entre outras ações.

José Teixeira Neto também falou sobre a ruptura com um modelo antigo de trabalho e entrada num novo paradigma, originado pela revolução digital que o TJPB está vivenciando.

Por Gabriela Parente / Gecom – TJPB

Escreva um comentário