Renata Grigório
A gerente de Pesquisas e Estatísticas do Tribunal de Justiça da Paraíba, Renata Grigório, foi uma das palestrantes no I Workshop de Ciências de Dados do Poder Judiciário: Estatística Aplicada ao Direito. A iniciativa foi do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e reuniu mais de mil especialistas do tema. O evento aconteceu virtualmente por meio da plataforma Cisco Webex nessa quarta-feira (10), mas ainda pode ser acessado pelo canal https://www.youtube.com/watch?v=3UClRm1WBCE.

O workshop reuniu profissionais das unidades responsáveis por produzir estatísticas do Poder Judiciário, com o objetivo de abordar temas relevantes e promover um espaço para discussões e apresentação de soluções e inovações no setor. Participaram do evento, magistrados e servidores que trabalham ou possuem interesse em trabalhar na área de gestão e tratamento de dados e estatística do Poder Judiciário.

Por meio de um convite feito pela diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, Renata Grigório apresentou sua experiência na utilização do software R, como forma de acompanhamento das estatísticas e indicadores de alguns resultados de análises feitas pelo setor com o uso da ferramenta. “O Tribunal de Justiça da Paraíba já utiliza o software R desde o ano de 2013, pela Gerência de Pesquisas Estatísticas, na geração de resultados que subsidiam estudos técnicos e projetos estratégicos”, informou a gerente.

Ainda segundo Grigório, a ferramenta disponibiliza uma ampla variedade de técnicas estatísticas e gráficas, incluindo modelos lineares e não linear, testes estatísticos clássicos, análise de séries temporais (time-series analysis), classificação, agrupamento entre outras.

Durante o workshop, também foram discutidos a importância das pesquisas judiciárias no desenvolvimento de políticas públicas e diagnósticos de sucesso, utilizando a Base Nacional de Dados Processuais do Poder Judiciário (DataJud) e o aprimoramento do DataJud.

Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

Escreva um comentário