Desde o dia 18 de março até esta segunda-feira (18), por meio de home office ou teletrabalho, foram registrados 3.824 atos nas três varas mistas da Comarca de Catolé do Rocha, localizada no Sertão do Estado. Conforme levantamento da Unidade Judiciária de 2ª Entrância, neste período de dois meses de atividades, foram despachados 2.435 processos, prolatadas 1.002 sentenças e proferidas 387 decisões.
O sistema de trabalho remoto, através do home office, no Poder Judiciário estadual, está sendo utilizado como medida para enfrentar a situação de pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) no país.
Para o juiz da 3ª Vara Mista, Renato Levi Dantas Jales, a Justiça na Comarca de Catolé do Rocha não parou em nenhum momento. “Pelo contrário, aumentamos, significativamente, a produtividade”, disse o magistrado. Ele informou, ainda, que foi dado mais celeridade aos processos da Meta 02 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Possivelmente, na próxima atualização da Meta, já estaremos com ela alcançada”, afirmou.
A Meta 2 do CNJ é voltada a identificar e julgar, até 31 de dezembro deste ano, pelo menos 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2016, no primeiro grau de jurisdição no âmbito dos tribunais do país.
Para a juíza da 2ª Vara de Catolé do Rocha, Fernanda de Araújo Paz, a adoção do home office, somada ao incremento da tecnologia que, por exemplo, viabiliza a realização de audiências por meio de videoconferências, mostrou-se indissociável do objetivo de se alcançar uma evolução na prestação jurisdicional, como se pode inferir da acentuada elevação nos índices de produtividade.
“Em que pese a dificuldade e gravidade do momento que o mundo hoje vivencia, é possível refletir sobre algumas mudanças de mentalidade e modos de desenvolvimento do trabalho que implicam, no caso do Poder Judiciário, em melhor e mais célere prestação jurisdicional”, disse a magistrada, que está respondendo também pela 1ª Vara Mista da unidade.
São atendidos pela comarca de Catolé do Rocha os municípios de Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Jericó, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, São José do Brejo do Cruz.
Por Marcus Vinícius/Gecom-TJPB