Seguindo orientações da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, a Comarca de Alagoa Grande vem fazendo a sua parte com a adoção do teletrabalho emergencial, mantendo em dia a prestação jurisdicional e a produtividade. Desde que teve início o home office, até o momento (16/03 a 04/05/2020), a unidade judiciária realizou 1.546 despachos, 586 decisões e 469 sentenças, sendo 305 com mérito e 26 homologatórias. No mesmo período, foram distribuídos 467 novos feitos e arquivados 184 ações.
Segundo explicou o juiz titular da Comarca, José Jackson Guimarães, foi significativa a determinação do teletrabalho pelo TJPB para ajudar no combate a propagação do Coronavírus. “Só com o isolamento social é que se consegue deter esse vírus. Todavia, isso não significou que a prestação jurisdicional deveria ficar paralisada no período, pois apenas ficou sem o contato presencial, mas Justiça estadual não parou”, ressaltou.
José Jackson revelou que a Vara Única de Alagoa Grande tem como assessor Flávio da Silva Ferreira, e os servidores Euclides Lucindo da Silva filho e Mackson Leandro Marinho de Almeida. “Fizemos algumas reuniões por videoconferência, e criamos um grupo de whatsApp, onde são discutidas estratégias e cobradas metas. No início do mês de abril, verificamos que existiam mais de 200 processos conclusos no gabinete do ano de 2019, e conseguimos despachar e sentenciar todos estes feitos. Atualmente, só temos processos conclusos do ano de 2020”, pontuou o magistrado, acrescentando que foi criada uma lista no whatsApp, direcionada aos funcionários, onde são enviadas orientações, além do contato constante com o chefe do cartório.
Em Alagoinha – O juiz informou, também, que responde pela Comarca de Alagoinha, e que, no mesmo período, registrou a seguinte produtividade: 72 processos distribuídos, 325 ações arquivadas, 181 sentenças prolatadas, 86 decisões e 193 despachos. Na unidade judiciária, trabalham Alison da Silva Andrade (assessor) e mais quatro servidores no cartório.
Por Lila Santos/Gecom-TJPB