“Nós temos procurado utilizar o máximo dos meios de comunicação eletrônicos para evitar a realização de diligências por parte do Oficial de Justiça. Fizemos algumas intimações de partes e advogados das decisões que ocorreram no plantão judiciário através de WhatsApp. A parte ficou sabendo imediatamente após sair a decisão”, disse Diego Cesar. Outra ocorrência durante o plantão judiciário que contou com a ajuda dos meios eletrônicos foi o caso da liberação de um corpo para sepultamento, onde toda a comunicação com o hospital de Trauma de Campina Grande foi feita através de e-mail. “O juiz pediu informações por e-mail ao hospital e a resposta também veio por e-mail, o que agilizou bastante”, ressaltou o chefe de Cartório.
Ele falou, ainda, da importância do uso do malote digital pelas delegacias, medida que garantiu mais efetividade nas comunicações. “Como, agora, a região de Campina Grande é composta de 17 comarcas, a utilização do malote digital foi imprescindível para a efetivação das comunicações”. De acordo com o chefe de cartório, a comunicação através do malote digital evitou o deslocamento do delegado que viria de Monteiro para Campina Grande, como também a ida do Oficial de Justiça até Monteiro. “Isso gerou um efeito positivo em dois aspectos: a economia de custo desse deslocamento e, também, a segurança no sentido da saúde nessa situação de pandemia que a gente vive hoje”, ressaltou.
Diego César disse que não só no plantão judiciário, mas no dia a dia a Justiça tem utilizado dessas ferramentas. “Como chefe de cartório, tenho incentivado muito os servidores a fazerem as comunicações com os órgãos, com as repartições públicas, via e-mail, para preservar, também, a integridade dos Oficiais de Justiça. A experiência tem sido bastante exitosa, uma vez que como a comunicação é instantânea, quando a gente expede o documento, imediatamente o destinatário recebe, o que viabiliza uma resposta mais rápida. Acho que essa prática deveria ser incentivada não só nesse período de pandemia, mas no período normal, para a gente ter mais efetividade, mais agilidade e economia nas informações do Poder Judiciário”, enfatizou o servidor.
Por Lenilson Guedes/Gecom-TJPB