Mesmo trabalhando de forma remota, ou seja, não presencial, a equipe do Telejudiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba tem mantido canais de atendimento com o público externo e assegurado todos os serviços junto ao cidadão. Desde o dia 25 de março, os servidores do setor estão operando na modalidade virtual, como forma de evitar a propagação da Covid-19 e o resultado final deste trabalho tem refletido na satisfação do jurisdicionado. Atualmente, dez servidores estão dando suporte no atendimento, só em João Pessoa.
Durante esse período, foram liberadas, automaticamente, 5.600 certidões, e mais 3.300 pelos servidores, totalizando 8.900 certidões, apenas para o público externo. Os dados foram fornecidos pela Gerência de Sistemas do TJPB. Ainda foram atendidos 70 pedidos de antecedentes criminais, para instrução processual solicitados de outros órgãos. “Sempre falo que não temos obrigação de sabermos de tudo, mas a obrigação de buscarmos a informação aonde quer que ela esteja”, comentou o supervisor do Telejudiciário, Cláudio Ataíde.
Ainda dentro do período avaliado, foram recebidas 684 ligações telefônicas, buscando informações mais variadas sobre o Poder Judiciário estadual. A grande maioria delas diz respeito a informações processuais, dúvidas sobre os atos publicados, funcionamento de defensorias, certidões retidas no sistema, entre outras. “Contabilizamos, também, 300 contatos por e-mails nas caixas postais do Telejudiciário e Protocolo. Nesses casos, Abrimos e respondemos os processos administrativos no prazo de até 24 horas”, comentou o supervisor.
Ele informou, também, que um dos grandes desafios foi estruturar uma equipe no sistema do trabalho remoto, em menos de uma semana. “O primeiro passo foi adaptar os computadores de casa com as ferramentas necessárias, pois consultamos muitas bases processuais e algumas mais antigas, que, muitas vezes, precisaram de uma atenção maior por parte da Diretoria de Tecnologia”, acrescentou.
Atendimento – O usuário que precisar do Telejudiciário pode entrar em contato pelos telefones 3216-1400, 3216-1492, 3216-1461 e 3216-1693. Ou pelos e-mails: [email protected] e [email protected].
Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB