O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba retoma, na próxima semana, as inaugurações dos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). No dia 12 de março, na quinta feira, às 9h, será inaugurado o Cejusc da Comarca de Ingá e, na sexta (13), às 16h, será a vez de Itaporanga.
O diretor adjunto do Nupemec, juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, ressaltou que a implantação desses centros visa a diminuição do acervo processual das comarcas e busca agilizar o sistema judiciário no Estado. “O objetivo maior está em auxiliar o crescimento da politica de conciliação nas comarcas paraibanas”, destacou.
O magistrado afirmou, ainda, que as atividades de conciliação são voltadas para os estudantes de direito. “Os Cejuscs, quando inaugurados, precisam de material humano qualificado. Para alcançar esse objetivo, o Nupemec promove capacitações, transmitindo aos alunos das instituições de ensino parceiras do Tribunal conhecimentos necessários para que possam exercer a função de conciliador nos Centros de Conciliação da maneira mais eficaz”, afirmou Fábio Leandro.
Capacitações – O Calendário de Capacitações do Nupemec para os meses de março, abril e maio já está pronto. Nos dias 17 e 18 de março, ocorre na Comarca de Campina Grande e, em seguida, nos dias 7 e 8 de abril, será a vez das regiões de Cajazeiras e Sousa, integradas pelas Comarcas de Catolé do Rocha, Conceição, Pombal, Uiraúna e São João do Rio do Peixe.
Na região de Patos (Água Branca e Piancó), a capacitação será realizada dias 28 e 29 de abril. Já na Comarca de Guarabira (Areia, Bananeiras, Itabaiana, Mamanguape, Rio Tinto e Sapé) o treinamento acontecerá nos dias 12 e 13 de maio. Por último, a formação chegará à Comarca de João Pessoa e região (Bayeux, Cabedelo e Santa Rita), nos dias 26 e 27 de maio.
Por Rayanne Melo (estágiaria)/ Gecom-TJPB