Dando continuidade as ações voltadas à consolidação da cultura da paz por meio de parcerias, o diretor adjunto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, em reunião com um advogado representante da empresa Samsung, discutiram detalhes da cooperação entre os dois órgãos. O encontro aconteceu nessa sexta-feira (7), na sede do TJPB.
Conforme explicou o magistrado Antônio Carneiro, a iniciativa faz parte de uma série de ações que o Núcleo está empreendendo para o avanço no processo da consolidação da cultura da paz por meio das parcerias, sobretudo, com o setor privado. “Nós estamos mantendo este diálogo com a Samsung, porque demonstrou interesse de participar, não só das ações do Núcleo, referentes à matéria processual, com a diminuição do passivo e a resolução das questões judiciais, através da conciliação, mas, também, fazer parte do eixo da cidadania”, ressaltou.
O diretor-adjunto destacou, ainda, que a Samsung será inserida no programa Selo Amigo da Conciliação. “O grande incentivo de todo esse trabalho é o interesse da empresa. É diferente de estarmos ainda tentando convencer os parceiros sobre as vantagens em aderir aos métodos da autocomposição. Nesse caso, é a própria empresa que está buscando o Sistema de Justiça para firmar parcerias, tanto para atender os interesses comerciais, como os dos clientes”, enfatizou Antônio Carneiro.
O posicionamento da empresa é no sentido de que a cultura da judicialização no Brasil prejudica o desempenho do Judiciário, bem como, o próprio consumidor. Será realizado um levantamento das ações, para verificar as que são passíveis de conciliação e com o Nupemec do TJPB convocar os consumidores demandantes para que sejam efetuadas as propostas conciliatórias.
Por Lila Santos/Gecom-TJPB