O Tribunal de Justiça da Paraíba homenageou, na tarde desta quinta-feira (15), o centenário de nascimento do desembargador Luiz da Costa Araújo Bronzeado. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador João Benedito da Silva, com a presença dos representantes do homenageado, Valério Bronzeado (filho) e Germana Bronzeado (filha). O Tributo é uma iniciativa da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, que também estava no evento.
Quem também prestigiou a solenidade foram os desembargadores Carlos Martins Beltrão Filho (corregedor-geral de Justiça), Ricardo Vital de Almeida (diretor da Escola Superior da Magistratura – Esma) e Joás de Brito Pereira Lima (ouvidor do TJPB). Na semana passada, o Tribunal prestou homenagem ao desembargador Francisco de Assis Martins, também pelo seu centenário. Até novembro, o Judiciário paraibano vai lembrar dos desembargadores Onildo Cavalcanti de Farias e Miguel Levino de Oliveira Ramos.
“A Comissão de Cultura e Memória está fazendo um excelente trabalho, uma vez que estabelecemos, para o segundo semestre deste ano, que íamos homenagear quatro colegas desembargadores, por seus respectivos centenários de nascimento, e assim está sendo feito. Estamos, na verdade, preservando a memória do Judiciário, por meio de grandes personagens que por aqui passaram e, também, parabenizando todos os familiares”, comentou João Benedito da Silva.
Para Marcos Cavalcanti de Albuquerque “a soma das vidas e trabalho dos homenageados se confundem com a própria história do Tribunal de Justiça da Paraíba, sendo todos vultos da maior importância para nossa sociedade. O presidente da Comissão de Cultura e Memória do TJPB ainda disse que Luiz da Costa Araújo Bronzeado foi um jurista brilhante e um grande orador, “uma pessoa que, como os demais desembargadores do seu tempo, merecem todas as homenagens do Tribunal”.
Ao lembrar do seu pai e antes de assistir ao vídeo sobre a vida do homenageado, produzido pelos familiares, o promotor de Justiça Valério Bronzeado disse que o desembargador sempre teve denodo pelo Tribunal e sentia grande honra em servir ao Judiciário. “Aprendi muitas coisas como o meu pai. Falávamos sobre tudo e ele sempre foi preocupado com as questões sociais, principalmente, as questões relacionadas à educação. Ele sempre disse que o pior problema do Brasil não é a corrupção e, sim, é a falta de educação”, resgatou. Ao lado de sua irmã e demais familiares, Valério Bronzeado recebeu uma placa do TJPB referente ao contributo dado por seu pai.
Histórico – Luiz da Costa Araújo Bronzeado nasceu em 4 de abril de 1924, no município de Remígio. Filho de Severino Alves de Araújo e Olívia Alves da Costa e constituiu família com Criselides Costa Bronzeado. Concluiu o curso de Direito, em 1947, na Faculdade do Recife (PE) e ingressou no Ministério Público da Paraíba no ano seguinte.
Atuou como promotor público substituto em Areia, foi deputado federal (1958 e 1962); assessor da Procuradoria-Geral da Justiça e da Presidência do Tribunal de Justiça (1978/1979) e secretário de Segurança Pública do Estado. Foi desembargador do TJPB (1981-1985), presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) (1984-1985), presidente da Segunda Câmara Cível (1985), procurador de Justiça junto às 1ª e 2ª câmaras cíveis do TJ, além de chefe de polícia, secretário do Interior e Justiça e de Segurança Pública.
Por Fernando Patriota