A realização do sorteio eletrônico, que acontecerá anualmente, contou com a presença do presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva; dos juízes auxiliares da Presidência, Michelini Jatobá e Fábio Araújo; do presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Alexandre Trineto; da gerente de Primeiro Grau, Maria dos Remedios Gonçalves dos Santos; do gerente de Sistema da Ditec, Júlio Paiva; e do coordenador de Sistemas Administrativo, Marcello Passos; além de servidores da Gerência de Primeiro Grau.
O presidente do TJPB ressaltou, ainda, que, quando o sorteio era manual, mas público, poderia ficar a dúvida sobre o pleito do processo. “No sistema automatizado, naturalmente, a segurança que se tem é bem maior”, observou.
Para o presidente da AMPB, juiz Alexandre Trineto, o novo sistema do sorteio eletrônico era um desejo de toda a magistratura estadual por permitir que os juízes(as) tenham acesso imediato e direto à funcionalidade. “É uma evolução muito grande, porque atende a esse anseio e a essa necessidade, até para que todos os magistrados possam se programar e se organizar dentro do contexto da necessidade de períodos de viagens, férias e dos plantões, em prol da melhoria da prestação jurisdicional”, ressaltou o presidente da AMPB.
Ainda de acordo com a gerente, a partir desta quinta-feira (3), os(as) magistrados(as) terão acesso ao link para consulta dos plantões, por meio da intranet. Quanto aos próximos passos para a expansão do sistema, Remédios Gonçalves informou que a ideia é ampliar a ferramenta com o plantão remunerado e a troca de plantão.
“O primeiro sorteio realizado pelo sistema de plantão, no dia de hoje, representa um marco para a gestão do Tribunal. A Ditec, dentro da sua missão, está proporcionando melhores condições de trabalho, trazendo tecnologia para o desenvolvimento eficiente e eficaz das atividades das unidades judiciais e administrativas. O sistema eletrônico do sorteio dos plantonistas de 1° grau traz, além da automação, a transparência no processo, onde o sorteio é realizado conforme as regras definidas pelo normativo e podem ser auditados pelos interessados”, afirmou o diretor de Tecnologia da Informação, Ney Robson Medeiros.
Júlio Paiva, gerente de Sistemas, destacou que a plataforma foi desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação do TJPB, neste segundo semestre do ano. “O novo sistema, além do sorteio das unidades plantonistas, permitirá a permuta entre elas e a substituição dos magistrados plantonistas, como também estará integrado ao nosso Portal para prover as informações de acordo com a resolução vigente”, afirmou Júlio Paiva.
Já o coordenador de Sistemas Administrativo, Marcello Passos, atende a todos os requisitos técnicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), voltado para o PDPJ. “Todo o sistema é auditável e passou por extensas etapas de testes e validação. As informações estão totalmente integradas com os demais sistemas do órgão, como RH”, disse Marcello.
Por Marcus Vinícius.